Filippo Ganna confirmou o favoritismo e venceu o contrarrelógio que abriu a 60.ª edição da Tirreno-Adriático. O italiano da Ineos Grenadiers, bicampeão mundial da especialidade em 2020 e 21, e vice nos dois últimos anos, rolou a mais de 56 km/h médios nos 11,4 quilómetro do percurso traçado na alameda marginal de Lido di Camaiore, na costa do Mar Tirreno, para conquistar o quarto sucesso em cronos na sua carreira na corrida por etapas italiana,  

Ganna, campeão mundial de contrarrelógio em 2020 e 2021, e detentor do recorde da hora foi 23 segundos mais veloz do segundo classificado, o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates), que o tinha vencido em ‘crono’ naquele preciso local, igualmente na etapa da inaugural da Corrida entre Dois Mares, e conquistou a camisola azul, símbolo da liderança da classificação geral nesta prova do WorldTour.   

«Estou muito satisfeito. Sabia que no ponto intermédio tinha o mesmo tempo de Ayuso [n.d.r.: perdia 2 segundos para o espanhol], mas consegui ser mais consistente na segunda metade do percurso. Estive muito bem, sinto-me motivado para esta semana e mês, treinei muito e estou a sentir-me bem»», declarou o campeão italiano de contrarrelógio. 

Apesar da vantagem na liderança, Filippo Ganna enfrenta uma corrida com etapas montanhosas, menos adequadas às suas características físicas, em que por esse motivo terá dificuldades para defender a camisola azul.  

«Vou tentar entender o que posso fazer nos próximos dias. As pernas estão boas, espero continuar assim também nas etapas em linha», referiu o corredor de envergadura imponente: 1,93 metros de altura e 83 kg. 

Os portugueses pouparam-se a esforços máximos no contrarrelógio, apontando a outros objetivos e missões na corrida: Rui Oliveira (UAE Emirates) foi o melhor, em 50.º a 1.08 minutos de Ganna; Rui Costa (EF Education-Easy Post) terminou em 86.º, a 1.20, e Afonso Eulálio (Bahrain-Victorious) classificou-se entre os últimos, em 161.º a 2.07 minutos do vencedor. 

Na terça-feira, a segunda de sete etapas liga Camaiore a Follonica em 192 quilómetros, com apenas uma contagem de montanha no traçado, possibilitando uma chegada disputada ao sprint.