No meio de debates em curso sobre as diretrizes de corrida na Fórmula 1, Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, fez uma crítica contundente sobre como os pilotos estão “a gozar” com as regras, especialmente após o incidente entre Lando Norris e Max Verstappen no Grande Prémio dos EUA.**

Em Austin, Norris foi penalizado após sair da pista enquanto ultrapassava Verstappen na Curva 12, o que lhe custou um lugar no pódio. A McLaren argumentou que Norris foi forçado a sair da pista por Verstappen, mas os comissários decidiram que Verstappen, como o piloto à frente na curva, tinha direito à trajetória. Esta decisão gerou protestos da McLaren e suscitou novas discussões sobre se as diretrizes atuais estão a permitir táticas arriscadas em vez de uma corrida limpa.

Bottas absteve-se de tomar uma posição específica sobre o incidente entre Norris e Verstappen, mas admitiu que alguns pilotos estão a contornar as regras, ultrapassando limites para ganhar vantagem. “Sempre foi bastante claro,” notou Bottas. “Alguns pilotos estão a ultrapassar os limites das regulamentações mais, quase como se estivessem a gozar com isso, mas as regras são claras.”

O próprio Bottas esteve envolvido num incidente na Curva 12 com George Russell, onde Russell recebeu uma penalização por ter forçado Bottas a sair da pista. O chefe da Mercedes, Toto Wolff, criticou a inconsistência dos comissários, sugerindo parcialidade, dado que Verstappen não foi penalizado por manobras semelhantes. Bottas, no entanto, adotou uma abordagem mais ponderada, reconhecendo os desafios que surgem com a rotação dos comissários e as diferentes condições da pista. “Enquanto tivermos diferentes comissários, teremos diferentes opiniões,” comentou Bottas, acrescentando que a FIA está ciente dessas inconsistências e está a explorar soluções.

Bottas apontou a regra que confere ao piloto líder direitos sobre o ápice da curva como um fator que contribui para táticas de condução duvidosas. Os pilotos, observou ele, estão agora a mergulhar para o ápice a todo o custo para ganhar controlo da curva, independentemente de conseguirem ou não navegar por ela em segurança. “Acho que agora, com as diretrizes, as pessoas estão realmente a certificar-se de que estão à frente no ápice, não importa se conseguem fazer a curva ou não,” disse Bottas, acrescentando que esta abordagem distorce o espírito de uma corrida justa. No entanto, ele reconheceu que encontrar uma solução é complexo.

Com a pressão a aumentar por diretrizes mais claras e uma arbitragem mais justa, a crítica de Bottas sublinha um apelo mais amplo dentro da F1 por regulamentos mais consistentes e adequados para as corridas. À medida que a temporada se dirige para o México, equipas e fãs aguardam reformas potenciais para trazer clareza e equilíbrio de volta ao circuito de corridas.