A temporada de 2024 da NASCAR Cup tem sido tudo menos tranquila, com intensas negociações e batalhas legais a ofuscarem o campeonato. No mais recente desenvolvimento, a venda antecipada de uma licença entre a 23XI Racing e a Stewart-Haas Racing (SHR) foi confirmada, mas ainda depende da aprovação da NASCAR. À medida que a SHR planeia encerrar operações no final da temporada, três das suas licenças estão no mercado, criando alvoroço na comunidade da NASCAR.
Num temporada já marcada por um processo judicial federal antitruste movido pela 23XI Racing e pela Front Row Motorsports (FRM) contra a NASCAR, alegando práticas desleais em relação ao acordo de licenças de 2025-2031, a venda destas licenças causou ainda mais incerteza. Apesar da batalha legal, tanto a 23XI como a FRM chegaram a acordos para adquirir as licenças da SHR.
Denny Hamlin, co-proprietário da 23XI Racing, forneceu recentemente uma atualização sobre a situação. Ele reconheceu que, embora a equipa tenha um acordo para comprar uma das licenças da SHR, as discussões com a NASCAR sobre a aprovação final ainda não ocorreram. Hamlin indicou que não há um prazo definido para a decisão e insinuou que a compra da licença poderia servir como um plano de contingência para a temporada de 2025 da equipa, caso as coisas permaneçam não resolvidas.
“Ainda não tivemos conversas diretas com a NASCAR sobre a aprovação da venda da licença,” disse Hamlin à Fox Sports. “Não há urgência nem prazo definido neste momento, e estamos apenas à espera da decisão deles, que poderia ser um plano de backup para os nossos planos de 2025.”
De forma semelhante, Joe Custer da SHR confirmou que a venda das licenças está a decorrer conforme planeado e que a equipa não está a tentar reter mais do que uma licença para 2025. Custer deixou claro que a SHR não tem intenção de voltar atrás nos acordos de venda, solidificando ainda mais a seriedade do negócio.
“A nossa compreensão é que tudo continua a correr bem com as vendas das licenças. Não estamos a planear manter mais do que uma, e não há expectativa de vender a mais ninguém,” disse Custer na pista antes da corrida da Xfinity.
Com a 23XI Racing e a SHR alinhadas em avançar, o foco está agora na NASCAR para aprovar ou negar a transferência destas valiosas licenças. A decisão do organismo regulador pode ter um impacto profundo na ação judicial contra eles e nas negociações em curso sobre o futuro do sistema de licenças. Se a NASCAR negar a venda, isso pode aumentar ainda mais as tensões entre as equipas e a série, potencialmente remodelando o panorama competitivo da Cup Series.
À medida que a temporada de 2024 se aproxima do fim, todos os olhares estão voltados para o próximo movimento da NASCAR, pois pode influenciar não só os acordos de licenças, mas a estrutura mais ampla do desporto nos próximos anos.