A busca da Red Bull para recuperar a sua dominância na grelha da Fórmula 1 enfrenta um teste crucial este fim de semana, à medida que a equipa introduz uma série de atualizações no Grande Prémio dos Estados Unidos em Austin. Após um mês de pausa no outono, a equipa austríaca teve tempo para analisar e abordar os recentes problemas de desempenho, mas o campeão em título Max Verstappen permanece cauteloso nas suas expectativas quanto a um ressurgimento repentino ao topo.
A introdução destas atualizações surge após uma segunda metade da temporada desafiadora, onde a Red Bull teve dificuldades em manter o ritmo de rivais como a McLaren e a Ferrari. Falando na conferência de imprensa da COTA na quinta-feira, Verstappen abordou de forma franca os desafios recentes da equipa e reconheceu que, embora esperem melhorias, não esperam que estas atualizações restabeleçam magicamente o seu status outrora intocável.
“Não acho que será completamente diferente, e que de repente teremos o carro mais dominante,” afirmou Verstappen. “Sabemos as limitações que temos com o carro este ano, mas estamos a tentar melhorá-lo.”
Verstappen apontou para o GP da Itália em Monza como um momento crucial na compreensão dos problemas mais profundos do carro. Enquanto a Red Bull tentava ultrapassar os limites de desempenho, os problemas de equilíbrio do carro tornaram-se mais evidentes. Isto levou a uma análise aprofundada que orientou o desenvolvimento do seu novo pacote.
“Só em Monza é que descobrimos quais eram os principais problemas. Estas atualizações são o resultado das lições que aprendemos com isso,” explicou.
Nas últimas semanas, a Red Bull também tem sido alvo de rumores sobre a utilização de um dispositivo ilegal de T-tray, que alegadamente permitia à equipa alterar a altura do carro e melhorar o seu desempenho. Verstappen desmentiu estas alegações com surpresa, afirmando não ter conhecimento de qualquer componente desse tipo no seu carro. O seu colega de equipa, Sergio Perez, ecoou sentimentos semelhantes, enfatizando que nunca houve uma estratégia intencional por detrás da utilização de um dispositivo para manipular a altura do carro.
“Não houve nada que estivéssemos a fazer. Nunca falámos sobre isso. Era impossível,” comentou Perez. Refletindo sobre um incidente durante o evento de sprint do ano passado, Perez recordou humoristicamente como um erro de cálculo fez com que o seu carro parecesse estar “perto da lua,” minimizando ainda mais qualquer sugestão de manipulação.
Enquanto a Red Bull se prepara para o fim de semana em Austin, a equipa enfrenta um ponto de viragem crítico na sua temporada. Apesar das atualizações, Verstappen mantém-se com os pés no chão, sabendo que a batalha para recuperar a forma de topo será um processo e não uma transformação de um dia para o outro. O recente aumento de desempenho da McLaren colocou uma pressão extra sobre a Red Bull, e a corrida no Texas será um teste de litmus para a eficácia dos seus últimos desenvolvimentos.
As últimas corridas da temporada de 2024 revelarão se a Red Bull conseguirá recuperar a sua vantagem competitiva e desafiar a McLaren pela supremacia, ou se as limitações do seu carro atual continuarão a impedi-los. Por agora, Verstappen e a Red Bull estão a moderar as expectativas, reconhecendo a batalha difícil que têm pela frente.