Max Verstappen mantém-se inabalável após a sua intensa defesa contra Lando Norris no Grande Prémio dos Estados Unidos do passado fim de semana, onde forçou Norris a sair da pista na Curva 12 numa batalha difícil que acabou por custar ao britânico um lugar no pódio. Enquanto Norris recebeu uma penalização de cinco segundos por ter ganho uma vantagem ao voltar à pista à frente, Verstappen desconsiderou os protestos da McLaren e o seu pedido de revisão, defendendo a sua abordagem à corrida.

Verstappen, dirigindo-se à imprensa antes do Grande Prémio do México, argumentou que as regras são claras quando se trata de ultrapassagens: “No final do dia, não se pode ultrapassar fora da linha branca. Essa é uma regra muito clara, e eu já fui penalizado por isso antes. Não vejo porque estamos agora a pedir mudanças a algo que sempre foi assim,” afirmou.

Apesar dos apelos por uma arbitragem mais consistente, Verstappen insiste que o problema não está nas regras, mas sim nas inevitáveis discussões sobre a interpretação. “Há sempre uma discussão,” acrescentou. “Às vezes as pessoas querem mais regras, outras vezes menos—depende de que lado se está.”

A frustração da McLaren sublinha um problema maior com os atuais regulamentos da F1, que são frequentemente vistos como excessivamente complexos e aplicados de forma inconsistente. Para pilotos como Verstappen, que provou ser hábil em aproveitar o regulamento, a capacidade de “jogar dentro das linhas” é fundamental para manter uma vantagem competitiva. Entretanto, Norris admitiu recentemente que precisa de adaptar a sua abordagem para acompanhar o estilo agressivo de Verstappen.

À medida que o debate continua sobre a clareza das regras e a gestão consistente, a resposta de Verstappen reforça a sua posição: ele está simplesmente a seguir as regras tal como estão escritas, e continuará a pressioná-las ao limite. Com a McLaren a contestar o incidente no México, o foco no livro de regras da F1 e na sua interpretação apenas aumenta, à medida que equipas e pilotos procuram maior clareza nas batalhas de alto risco por posições no pódio e pontos de campeonato.