O fim de semana desafiante de Max Verstappen no Grande Prémio do México pode antecipar mais problemas no GP do Brasil, com Helmut Marko da Red Bull a sugerir que o campeão em título pode enfrentar uma penalização de motor em Interlagos. Os problemas começaram cedo no México, onde Verstappen lutou com problemas de motor durante os treinos, e apesar de ter mudado para uma unidade de potência alternativa do pool existente da Red Bull, a equipa teve dificuldades em encontrar um ritmo competitivo.
“Mais alarmante é que não conseguimos fazer os pneus funcionar,” comentou Marko após o GP do México. “Nem chegámos perto das duas equipas da frente. Isto também está relacionado com os problemas de motor, e teremos de mudar um porque este estava muito lento.”
Se a Red Bull decidir colocar um novo motor antes das condições de parc fermé no Brasil, Verstappen levará uma penalização de cinco lugares no grid. No entanto, se a troca de motor ocorrer sob parc fermé, ele seria relegado a uma partida da box—um cenário que poderia criar uma abertura significativa para Lando Norris da McLaren e Charles Leclerc da Ferrari para reduzir a diferença no campeonato. Embora uma queda de cinco lugares ainda possa permitir que Verstappen recupere, uma partida da box poderia significar uma potencial mudança de 19 pontos a favor dos seus rivais se ele terminar tão baixo quanto em sétimo.
Refletindo sobre a sua corrida no México, Verstappen reconheceu as suas dificuldades. “Regressar ao sexto lugar foi aceitável, mas não consegui sequer lutar com os carros da Mercedes à frente. Simplesmente não tinha aderência; estava a deslizar muito e não conseguia travar. Por isso, foi uma corrida muito difícil,” admitiu. “Espero que no Brasil possamos ser mais competitivos.”
A potencial penalização do motor, combinada com a falta de ritmo da Red Bull, aumenta a tensão à medida que a batalha pelo campeonato entra na sua fase final. À medida que Verstappen se dirige ao Brasil, a sua vantagem no campeonato está em risco, e os seus rivais estão prontos para capitalizar sobre quaisquer erros em que promete ser um confronto de alto risco.