Max Verstappen chega ao circuito Hermanos Rodriguez, situado a uma elevada altitude, com uma confortável vantagem de 57 pontos sobre Lando Norris da McLaren na luta pelo título de Fórmula 1 de 2024. Apesar do recente impulso de Norris, Verstappen quebrou uma sequência em Austin ao terminar em terceiro lugar, à frente do britânico, sinalizando uma mudança crucial enquanto procura manter a sua liderança no campeonato.
Para Norris, o quarto lugar no Grande Prémio dos EUA pareceu um revés na sua perseguição a Verstappen. “Foi um killer de momento,” admitiu, refletindo sobre um fim de semana em que a McLaren não conseguiu capitalizar. No entanto, a Red Bull vê este resultado como um potencial ponto de viragem, com Verstappen a ter encontrado um ritmo renovado.
“Historicamente, temos feito bem aqui, e eu sempre gostei de conduzir neste circuito,” disse Verstappen, confiante antes do GP do México, um local onde teve um sucesso significativo. “Fizemos alguns bons progressos em Austin, e agora é manter este impulso e continuar a ganhar pontos cruciais no campeonato.”
Entretanto, a Ferrari emergiu como uma séria ameaça no Campeonato de Construtores, com o primeiro e segundo lugares de Charles Leclerc e Carlos Sainz em Austin a reduzir a diferença para a Red Bull para apenas oito pontos. O domínio da Ferrari no México no ano passado, com Leclerc na pole e ambos os pilotos a ocuparem a primeira fila, torna-os fortes concorrentes este fim de semana.
Sergio Perez, sob crescente pressão, enfrenta a sua corrida em casa no México após uma série de resultados fracos. Perez, que não terminou mais alto do que sexto desde maio, precisa de uma forte performance para ajudar na luta dos construtores da Red Bull e apoiar a liderança do campeonato de Verstappen. “O importante é desligar o ruído fora da pista e focar no trabalho,” disse Perez, esperando que a energia do seu público o ajude a melhorar a sua forma.
No entanto, com a Ferrari a parecer mais forte do que nunca e a McLaren ansiosa por fechar a distância, Perez enfrenta um grande desafio para garantir um pódio. As questões sobre o seu futuro persistem, apesar da extensão do seu contrato até 2026.
Por outro lado, a Mercedes está ansiosa para se recuperar de um fim de semana difícil em Austin. O diretor da equipa, Toto Wolff, continua otimista em relação ao potencial do carro. “A nossa performance no Texas mostrou que há um desempenho inerente ao carro. O nosso desafio é extrair isso de forma consistente,” afirmou Wolff. A Mercedes também irá apresentar Kimi Antonelli na primeira sessão de treinos livres, assumindo o carro de Lewis Hamilton enquanto o campeão de sete títulos se prepara para se mudar para a Ferrari em 2025.
Fernando Alonso, por sua vez, alcançará um marco histórico no México ao tornar-se o primeiro piloto de Fórmula 1 a competir em 400 grandes prémios. Aos 43 anos, o campeão mundial em duas ocasiões continua competitivo e esperançoso por mais corridas no futuro, reconhecendo a importância da sua conquista: “Não acho que vou adicionar mais 400, mas espero ter pelo menos mais 40 ou 50 corridas pela frente.”
À medida que a temporada entra nas suas rondas finais, todos os olhos estarão voltados para o México para ver se Verstappen consegue ampliar a sua liderança ou se Norris, Ferrari, ou até mesmo Perez, conseguem interromper o ímpeto do campeão reinante.