A Williams Racing está a investigar o problema técnico que forçou Alex Albon a abandonar prematuramente o Grande Prémio de Singapura de 2024. O Diretor da Equipa, James Vowles, revelou que um possível problema com um duto de radiador em carbono rachado pode ter causado o sobreaquecimento do carro de Albon, levando à sua saída antecipada após apenas 15 voltas.

Albon estava visivelmente abaixo do ritmo durante as fases iniciais da corrida e, apesar dos seus esforços, foi forçado a trazer o seu carro de volta aos boxes, onde o seu abandono foi confirmado. A equipa está agora a realizar uma investigação minuciosa sobre a falha do sistema de arrefecimento, que Vowles abordou na sua análise pós-corrida.

“O carro do Alex estava a funcionar a altas temperaturas desde o início da corrida, e depois começou a aquecer bastante,” explicou Vowles no Vowles Verdict, o habitual debrief pós-corrida da equipa. “A causa exata ainda está a ser investigada, mas sabemos que um duto de carbono ligado a um dos radiadores estava rachado. Se isso foi suficiente para causar o sobreaquecimento ainda está em análise.”

Embora Albon tenha sido forçado a abandonar, o fim de semana da Williams não foi uma perda total. Franco Colapinto, que recentemente se juntou à equipa, esteve a um passo de marcar pontos, terminando em 11.º lugar. Se Albon tivesse permanecido na corrida, a Williams poderia ter estado em posição de lutar por pontos ainda mais valiosos.

O incidente ocorre num momento crucial para a Williams, que atualmente ocupa o oitavo lugar no Campeonato de Construtores com 16 pontos, logo atrás da Haas, que capitalizou a desgraça da Williams em Singapura com Nico Hulkenberg a garantir o nono lugar.

Apesar do contratempo, Vowles expressou otimismo em relação à trajetória geral da equipa: “Obviamente tivemos um DNF, e isso foi dispendioso, pois estávamos a lutar com o Alex no meio do pelotão. Mas estou encorajado pelo fato de termos um carro competitivo. Historicamente, Singapura tem sido uma pista difícil para nós, por isso este desempenho é um bom sinal para as seis corridas restantes.”

A Williams está agora focada em identificar e corrigir o problema que levou ao sobreaquecimento de Albon. A equipa está determinada a implementar medidas para evitar que problemas semelhantes se repitam, com Vowles a acrescentar: “Vamos garantir que não só esta falha seja resolvida, mas também que outras potenciais questões que possam surgir a partir deste aprendizado sejam corrigidas.”

Com seis corridas restantes na temporada, a Williams permanece esperançosa em fechar a distância para a Haas e subir na classificação do Campeonato de Construtores.