Na mais recente saga das rivalidades da Fórmula 1, o CEO da McLaren, Zak Brown, está a intensificar a pressão sobre a Red Bull Racing, exigindo declarações juramentadas dos membros da equipa para garantir transparência na controvérsia em torno do dispositivo de frente. Brown acusou a Red Bull de obter uma vantagem competitiva injusta com o dispositivo no seu carro RB20, suspeitando do seu uso em condições de Parc Fermé—uma violação grave das regras.
Brown não está a deixar a questão cair em saco roto. Ele está a exigir que mecânicos e líderes atuais e antigos da Red Bull assinem declarações juramentadas confirmando que o dispositivo não foi modificado ilegalmente durante o Parc Fermé, um período em que os carros estão interditos a quaisquer alterações mecânicas. “Gostaria de ver a liderança sénior, os antigos chefes de mecânica e os mecânicos atuais a assinarem uma declaração afirmando que nunca usaram ou não têm conhecimento de que tenha sido usado,” insistiu Brown, deixando claro que não vai recuar até que a Red Bull seja minuciosamente investigada.
Enquanto as exigências de Brown visam trazer transparência ao desporto, o chefe de equipa da Red Bull, Christian Horner, desconsiderou as alegações como “paranoia” e “queixas” de uma equipa rival. Horner insiste que o debate sobre o dispositivo de frente é exagerado e que a Red Bull está totalmente em conformidade com as normas da FIA. Ele desvalorizou as afirmações de Brown, dizendo que é apenas uma distração das próprias dificuldades da McLaren na pista.
Apesar da desconsideração de Horner, Brown não está convencido e permanece firme na busca pela verdade. Ele acredita que qualquer modificação do carro da Red Bull durante o Parc Fermé representaria uma clara violação das regras. O chefe de equipa da Ferrari partilha uma visão semelhante, afirmando que se a Red Bull realmente interferiu no carro, seria uma violação inconfundível das normas.
“Se o fizeram no passado, não há área cinzenta sobre isso. Modificar o seu carro no Parc Fermé é uma violação das regras tão clara quanto possível,” enfatizou Brown. Ele continua comprometido em resolver a questão e garantir que quaisquer infrações potenciais sejam abordadas no futuro.
A FIA já se pronunciou, afirmando que não há evidências concretas de que a Red Bull tenha violado alguma regra, e novas medidas de conformidade estão em vigor para prevenir quaisquer controvérsias semelhantes no futuro. No entanto, as suspeitas de Brown permanecem, especialmente à medida que rumores nos boxes sugerem que o dispositivo de bib pode ter sido utilizado de forma inadequada.
À medida que a tensão aumenta, todos os olhos estão na FIA para garantir um jogo limpo. Entretanto, a insistência de Zak Brown na transparência continua a gerar debate sobre o que realmente significa manter o desporto competitivo e dentro dos limites da legalidade. Quer a Red Bull seja culpada ou inocente, esta controvérsia colocou novamente o foco na integridade da Fórmula 1.