Não é propriamente habitual uma marca mítica de automóveis construir apenas duas unidades de um determinado modelo, ainda mais quando o faz meio século depois de o último carro desse modelo ter saído da linha de produção.

Mas foi precisamente isso que a britânica Jaguar fez, com dois modelos comemorativos Jaguar Classic E-Type Série I, em exclusivo para um cliente “exigente e obstinado” do sudeste asiático, para prestar homenagem a este desportivo icónico, revela a marca em comunicado.

Expresso

Carros de “produção artesanal”

As duas criações comemorativas Jaguar Classic E-Type encerram, segundo a marca, o círculo da história do E-Type, “uma vez que são inspiradas nas últimas 50 edições comemorativas de 1974 e nunca mais serão produzidas na oficina Jaguar Classic”.

Estas versões comemorativas do Jaguar Classic E-Type representam “na perfeição” o espírito do E-Type, com especificações exclusivas “de produção artesanal que transformam cada veículo numa verdadeira peça de coleção”, pode ler-se ainda no comunicado de imprensa.

Todos os pormenores interiores e exteriores foram meticulosamente concebidos pelos especialistas da Jaguar Classic, incluindo atualizações cuidadosamente ponderadas que exigiram mais de 2000 horas de trabalho.

Ambos os carros são descapotáveis

Lennard Hoornik, diretor comercial da Jaguar Land Rover, disse, a propósito da reedição destas duas unidades, que "a equipa da Jaguar Classic deparou-se com o desafio de melhorar um design já era praticamente perfeito”.

Ambos os veículos comemorativos Jaguar Classic E-Type são descapotáveis, mas cada um incorpora especificações únicas. Um deles apresenta a cor exterior denominado Signet Green, e o outro Opal Black, ambos atualizados em relação à paleta original de 1974.

Expresso

O exterior elegante é complementado por um interior intemporal com bancos castanhos produzidos manualmente no atelier da Jaguar Classic, com costuras e revestimentos em couro castanho e preto a condizer.

Este acabamento apresenta uma textura única “nunca antes disponibilizada pela Jaguar Classic e conjuga técnicas tradicionais, e inspiração do design com uma estética contemporânea”, assegura a empresa britânica.

Interior recheado de detalhes personalizados

Já o interior é decorado com detalhes personalizados, onde a consola central em alumínio anodizado incorpora uma gravura completamente única de um esboço antigo do E-Type Series I descoberto nos arquivos da marca. Este esboço foi exposto, segundo a Jaguar, em conjunto com o E-Type no Museu de Arte Moderna (MOMA) em Nova Iorque.

Cada versão comemorativa do E-Type é adornada com madrepérola, prata maciça distinta e pormenores em ouro de 18 quilates.

Expresso

Acabamentos em ouro, prata e madrepérola

Na dianteira, o logótipo na barra decorativa apresenta um acabamento prateado com guilhoché em madrepérola e um ícone Growler em ouro de 18 quilates. Na traseira, os logótipos são produzidos em prata de lei esmaltada.

No interior, o botão da buzina no volante apresenta um acabamento em prata com um logótipo Growler de 18 quilates e madrepérola, enquanto a manete do seletor de velocidades em prata de lei com detalhes Growler em madrepérola e ouro de 18 quilates, “cria um acabamento táctil sumptuoso”, enfatiza a marca.

Expresso

Sob o capot de cada modelo comemorativo do E-Type encontra-se um motor 3.8, agora com injeção eletrónica e a caixa manual de cinco velocidades da Jaguar Classic.

Os veículos foram também atualizados para o século XXI com o discreto rádio Bluetooth da Jaguar Classic e um para-brisas aquecido que, segundo a Jaguar, “proporciona um desempenho moderno sem perder o carácter e a autenticidade do interior de um E-Type”.