Na sua mais recente iniciativa para travar burlas bancárias, o banco australiano Westpac anunciou uma funcionalidade inovadora, o SafeBlock, que permite aos clientes bloquear as suas contas e cartões num instante, através da aplicação ou do banco online.

“Esta é uma opção de emergência para os clientes, para que possam impedir uma fraude no momento em que agir rapidamente é absolutamente vital”, refere Carolyn McCann, diretora dos Serviços a Clientes e Empresas do Westpac. Acrescentando que “por experiência, sabemos que os burlões atacam quando estamos mais ocupados, apanhando muitas vezes os clientes desprevenidos. Com o SafeBlock, se um cliente suspeitar que foi enganado, poderá bloquear imediatamente as suas contas na aplicação, evitando mais danos”.

O SafeBlock é a mais recente de uma longa lista de iniciativas do banco para ajudar a manter os clientes seguros, com o diretor de Prevenção de Fraudes do banco, Ben Young, a descrever a funcionalidade como “um botão de pânico que os clientes podem pressionar para bloquear as suas contas e cartões se acharem que foram enganados ou forneceram os seus dados pessoais”.

Segundo informação divulgada pelo banco, os australianos perderam mais de 2 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros) devido a burlas, de acordo com o último relatório do National Anti-Scam Centre.

O SafeBlock será adicionado à aplicação móvel e ao banco online do Westpac nos próximos meses.