
Esta Páscoa marca a reabertura do emblemático Vilalara com uma nova identidade: Vilalara Grand Hotel Algarve.
O projeto envolveu um reposicionamento da marca, na sequência da aquisição do grupo espanhol Azora, especialista em investimento e gestão de ativos hoteleiros.
Com a renovação, o novo hotel pretende afirmar-se como um dos destinos de luxo de referência no sul da Europa.
Localizado sobre as falésias de Porches/Armação de Pêra, o Vilalara Grand Hotel Algarve ocupa 11 hectares de jardins com acesso direto à Praia das Gaivotas – uma resguardada enseada no litoral algarvio.
Com 131 unidades de alojamento (111 suites e 20 residences), o hotel oferece cinco restaurantes, três piscinas exteriores, uma piscina interior climatizada, Wellness Spa, ginásio, quatro campos de ténis e padel, e Kids Club.
O edifício original, com linhas orgânicas inspiradas nas grutas da região, mantém-se como o coração do projeto.
Todavia, o Vilalara Grand Hotel Algarve reabre com espaços reimaginados – das suites às áreas comuns, passando pelos restaurantes e zonas de bem-estar.
Reabertura com novidades: residências de luxo, gastronomia e wellness
Entre as principais novidades estão as Residences – alojamentos de luxo com dois a três quartos, cozinha equipada, sala ampla e terraço privado –para famílias ou estadias prolongadas. Com um estilo que cruza o rústico com o contemporâneo, estas unidades destacam o artesanato português: móveis feitos por medida, pavimentos em barro, peças recuperadas e azulejos artesanais Zellige.
Na gastronomia, o hotel inaugura o “Vento”, restaurante dedicado à cozinha saudável, com pratos elaborados com ingredientes frescos e nutritivos. Já o restaurante “Coral”, referência do hotel, foi totalmente transformado para continuar a ser símbolo de sofisticação. Com vista para o mar, oferece uma experiência marcada pelo cuidado nos sabores e nos detalhes.
Também o bem-estar é reforçado com o novo “Wellness Signature Program”, um conceito holístico com programas de três a sete dias, cinco percursos temáticos de bem-estar, terapias especializadas e wellness suites.
O design de interiores destes espaços, assinado pelo estúdio espanhol Quintana Partners, conjuga estética contemporânea com elementos naturais e tradicionais.
Programa especial para a Páscoa
A reabertura é assinalada com um programa exclusivo ao longo da Semana Santa, desenhado para proporcionar momentos de reconexão, tranquilidade e celebração dos sentidos, segundo a empresa, que inclui um menu especial dedicado à frescura do mar na Sexta-feira Santa (87€ por pessoa). No sábado, os hóspedes são convidados para uma cerimónia de cacau (19h00), seguida de um concerto de música espiritual (20h00). O domingo é celebrado com um almoço tradicional (138 € por pessoa).
A programação inclui ainda um workshop de cerâmica conduzido pelo artista português Pedro Piedade, pensado para toda a família, com criação e personalização de peças em barro.
Origem e história do hotel
Fundado na segunda metade dos anos 60 pelo investidor britânico George Ansley, seria o artista e arquiteto português José de Almeida Araújo, genro de Ansley, quem idealizaria o projeto com uma arquitetura integrada na paisagem, tal como hoje o conhecemos.
A inspiração para o projeto partiu de George Ansley quando, na década de 60, navegando de barco pela costa do Algarve, descobriu um terreno de 11 hectares que imediatamente cativou a sua imaginação. Inspirado pela beleza luxuosa da Costa Esmeralda, na Sardenha, sonhou criar ali um espaço de nível mundial, com villas exclusivas e serviços de alto padrão.
A propriedade foi batizada de Vilalara em honra do nascimento da sua neta Lara, filha de José de Almeida Araújo.
Nas décadas seguintes, o Vilalara consolidou o seu estatuto como um espaço de exclusividade e sofisticação, sendo durante algum tempo um clube privado frequentado por figuras da alta sociedade europeia. A sua reputação atraiu personalidades como Carolina do Mónaco, a atriz Eva Gabor e o fotógrafo e bon vivant Gunter Sachs, que ali encontraram um raro equilíbrio entre privacidade, natureza e elegância.