A produtora de papel Navigator fechou os primeiros nove meses do ano com um lucro de 241,1 milhões de euros, um aumento de 20,3% face ao período homólogo, segundo o comunicado enviado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) esta quinta-feira, depois do fecho da sessão em bolsa.
A dar força à subida do resultado líquido estiveram o crescimento da procura na Europa e das vendas do chamado papel tissue, que cresceu 53% neste período para as 155 mil toneladas, beneficiando do aumento de capacidade devido à Navigator Tissue UK, que nasceu depois da empresa portuguesa ter comprado a rival britânica Accrol por 152 milhões de euros, em maio.
Até setembro, o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu os 431,3 milhões de euros, um aumento de 14,5% face ao período homólogo e a margem EBITDA fixou-se nos 27,5%, mais 1,7 pontos percentuais.
"Em termos comerciais, a robustez dos preços de papel de impressão, de embalagem e de tissue e o maior peso dos novos segmentos de negócio, tissue e packaging, garantiram os bons resultados registados", explica a empresa, no comunicado.
O volume de negócios alcançou os 1569 milhões de euros, um crescimento de 7,4% face ao mesmo período do ano passado.
As vendas de papel de impressão e embalagem da Navigator cresceram 17%, com o valor das vendas a crescer 7%.
As vendas internacionais no negócio tissue representaram um peso de 78% do volume de vendas deste segmento, sendo os mercados mais representativos o espanhol, com 32% do total de vendas, o inglês, com peso de 28% das vendas, e o francês, com peso de 16% das vendas.
A procura global de papéis de impressão e escrita apresentou um crescimento em todos os segmentos, com a procura por papel UWF (impressão e escrita não revestido) com uma evolução de 2,4%. Na Europa, registou um forte crescimento de 11%, mas nos Estados Unidos registou-se um ligeiro decréscimo da procura de cerca de 1%.
Desde janeiro, as ações da empresa acumulam uma queda de 1,5% para os 3,59 euros.