A icónica moto Aprilia Shiver ressurge do passado, desta vez em solo chinês, sob a designação APR900. Esta reviravolta surpreendente surge como resultado da parceria entre o grupo Piaggio e a empresa chinesa Zongshen, agora conhecida como “Zonsen”.
No início de 2022, esta joint venture anunciou planos para desenvolver uma moto de 900cc com motor bicilíndrico na China. Agora, parece que esse projeto está prestes a materializar-se, trazendo de volta uma versão renovada da Aprilia Shiver 900.
Documentos de homologação chineses revelam a existência da Aprilia APR900, cujo estilo e especificações são praticamente idênticos à Aprilia Shiver 900, descontinuada na Europa em 2021. Embora o ressurgimento da Shiver não seja totalmente inesperado, a sua forma final surpreende, pois indícios anteriores apontavam para uma possível reintrodução sob a marca Gilera, também propriedade do grupo Piaggio.
O motor V-twin de 896cc foi inicialmente apresentado pela marca premium Cyclone da Zonsen, tanto no seu concept bike RA9 como numa versão com a marca Gilera. Protótipos camuflados, claramente baseados na Shiver 900, mas ostentando logótipos Gilera, foram também avistados na China.
Contudo, o primeiro modelo homologado a utilizar o motor e o chassis da Aprilia Shiver 900 na China surge agora como Aprilia APR900. As especificações técnicas, incluindo a distância entre eixos de 146,5 cm e o peso em ordem de marcha de 220 kg, são idênticas ao modelo original. Esteticamente, apresenta pequenas alterações nos painéis laterais, mantendo-se fiel ao design original noutros aspectos.
A potência máxima declarada é de 94 cv, semelhante ao modelo anterior, com uma velocidade máxima de 209 km/h. A decisão de manter a marca Aprilia pode dever-se à sua maior notoriedade no mercado chinês, comparativamente à Gilera.
Esta nova iteração da Shiver será inteiramente produzida na China, com a Zongshen a assumir a responsabilidade pelo fabrico do motor.