A Aprilia Tuareg voltou à ação em ralis na primeira ronda do Campeonato Italiano de Motorally, e saiu como vencedora com Jacopo Cerutti.

O piloto, que no início do ano somou a segunda vitória na Africa Eco Race, competiu na categoria G-1000. O campeão em título fez jus ao seu estatuto, dominando do princípio ao fim do dia de sábado.

As condições no domingo foram complicadas devido à má visibilidade e ao piso molhado e escorregadio. O italiano até sofreu uma queda, mas recuperou para consumar a vitória final e a liderança da classificação.

Francesco Montanari, na mesma categoria, levou a Tuareg ao sétimo lugar em ambos os dias. Já Marco Menichini, que se estreia no campeonato, foi quarto no sábado e ganhou no domingo na classe GPX – onde Paolo Pettinari terminou em quinto e sexto.

Aprilia Tuareg 660

A Aprilia Tuareg 660 tem um motor de 659 centímetros cúbicos, capaz de debitar 80 cv de potência e 70 Nm de binário. Está associado a uma caixa de seis velocidades, dispondo de ride-by-wire.

O quadro é em aço e alumínio, com suspensões totalmente ajustáveis da Kayaba à frente e atrás, além de travões Brembo de alto desempenho com discos flutuantes (300 milímetros à frente, 260 mm atrás).

A jante frontal mede 21 polegadas e a traseira é de 18 polegadas, e ambas são de raios. Há controlo de tração, mapas de motor ajustáveis, controlo do travão motor, controlo de velocidade de cruzeiro, quadro modos de condução personalizáveis e iluminação totalmente em LED. O assento tem 860 mm de altura, enquanto o depósito de combustível alberga até 18 litros.