A BMW Motorrad anunciou uma campanha de recolha para determinados modelos R 18 equipados com marcha-atrás opcional, abrangendo unidades produzidas entre junho de 2020 e julho de 2024. O problema centra-se na possibilidade de infiltração de humidade na unidade de marcha-atrás, potencialmente levando à corrosão de contactos elétricos e, em casos extremos, a um risco de incêndio.
A questão foi inicialmente identificada em junho de 2023, após relatos de um incidente térmico num mercado internacional. Inicialmente, a BMW acreditava que o problema estava limitado a climas quentes e húmidos, levando a uma recolha localizada no Sudeste Asiático em fevereiro de 2024. No entanto, relatos subsequentes de ocorrências noutras regiões levaram a empresa a expandir a campanha.
Nos Estados Unidos, a BMW of North America estima que cerca de 5.048 motos R 18 possam ser afetadas, representando aproximadamente 1% da população total. Até ao momento, foram registadas 21 reclamações de garantia relacionadas com este problema nos EUA, embora a empresa afirme não ter conhecimento de acidentes ou lesões decorrentes desta situação.
A solução temporária envolve a desconexão permanente da unidade de controlo da marcha-atrás do sistema elétrico da moto por um técnico autorizado BMW. Uma solução definitiva, envolvendo a substituição por uma peça melhorada, será implementada posteriormente, embora não haja ainda um prazo definido para esta intervenção.
Os proprietários afetados nos EUA serão notificados por carta a partir de 18 de novembro de 2024, podendo também contactar o serviço de apoio ao cliente da BMW ou a linha direta de segurança veicular da NHTSA para mais informações.
Esta situação realça a importância de verificações regulares de componentes como vedantes e juntas em todos os veículos, para prevenir problemas potencialmente graves a longo prazo.