A Suzuki Motors USA anunciou uma recolha massiva de segurança que afeta todos os modelos Hayabusa vendidos nos Estados Unidos entre 2022 e 2024, devido a uma falha crítica no sistema de travagem. O problema, que afeta mais de 6.300 motos, está relacionado com um defeito no cilindro mestre do travão dianteiro.
Defeito fundamental surpreende especialistas
O que torna esta situação particularmente invulgar é a natureza básica do defeito: os componentes de borracha no sistema de travagem apresentam uma “reação inadequada ao líquido dos travões” – precisamente o fluido para o qual deveriam ter sido projetados para resistir. A peça problemática, fabricada pela conceituada Hitachi Astemo (proprietária da Nissin desde 2021), está a causar preocupação significativa na indústria.
Mecanismo da falha
Segundo a documentação oficial, certos elementos no diafragma da tampa do reservatório do líquido dos travões podem “migrar”, provocando uma reação química indesejada entre o fluido e os vedantes de borracha dentro do cilindro mestre dianteiro. Esta reação pode causar o inchaço da borracha, potencialmente bloqueando a porta principal do cilindro mestre.
Implicações para a segurança
As consequências desta falha são graves: os motociclistas podem experimentar um aumento no curso da manete do travão dianteiro, resultando em distâncias de travagem mais longas. Num motociclo capaz de atingir velocidades extremamente elevadas como a Hayabusa, este problema representa um risco significativo de acidente.
Medidas corretivas
A Suzuki está a abordar o problema em duas frentes. Primeiro, iniciou uma campanha de recolha que inclui a substituição completa do corpo do cilindro mestre dianteiro e do diafragma da tampa do líquido dos travões, sem custos para os proprietários. Em segundo lugar, a partir de outubro de 2024, a empresa começou a utilizar um diafragma revisto, construído com materiais que não reagem com o líquido dos travões.
Números da recolha
A recolha abrange motos produzidas entre 26 de março de 2021 e 29 de março de 2024, afetando um total de 6.338 motociclos nos EUA. A Suzuki já notificou a sua rede de concessionários e os proprietários registados.
Esta situação serve como um lembrete da importância dos testes rigorosos em componentes críticos de segurança, mesmo quando fornecidos por fabricantes de renome. Os proprietários afetados são aconselhados a contactar imediatamente um concessionário autorizado Suzuki para a substituição necessária dos componentes.