A manchete pode parecer estranha, mas já explicamos. A Honda submeteu documentos para patentear um novo sistema de refletores de radar passivos, que tornará as motos mais visíveis e reconhecíveis por sistemas de radar de outros veículos – um pouco à semelhança do que acontece nos barcos.
Este novo sistema tornará as motos mais visíveis para viaturas com tecnologias como deteção de ângulo morto ou controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo.
Os sistemas de radar de motociclos e de carros monitorizam a posição de outros veículos e objetos na via para o funcionamento de ajudas como as anteriormente mencionadas, sistemas de anticolisão ou até o travão automático, entre outros.
No entanto, devido às suas dimensões, as motos são detetadas com menor facilidade. E é aqui que entra a solução patenteada pela Honda: utiliza refletores de radar passivos, muito usados nos barcos desde a 2.ª Guerra Mundial. Outros fabricantes trabalham em soluções na mesma linha, incluindo a BMW e a Suzuki com patentes submetidas.
O sistema é constituído por diversos refletores em forma de taça, feitos de lâminas refletoras. As ondas de radar são devolvidas, o que aumenta o sinal e melhora a deteção do veículo. Estão colocados atrás do para-brisas, sem afetar o desenho geral ou a aerodinâmica, e sendo componentes fabricados em metal ou plástico, há economia no custo.
Este é um conceito em fase de patentes, não se sabendo se ou quando poderá vir a chegar a modelos de produção. Não deixa, porém, de ser um exercício interessante que viria melhorar a segurança para os motociclistas.