Se és daqueles motociclistas que adoram viver no limite e tens uma conta bancária capaz de suportar alguns caprichos, esta notícia é para ti: estão à venda 10 Kawasaki Z1-R TC, a icónica moto turbo do final dos anos 70. E o mais surpreendente? Algumas destas relíquias nunca foram sequer usadas.

Mas o que torna a Z1-R TC tão especial? Para entender, é preciso recuar no tempo. Em 1978, a Kawasaki USA, em colaboração com a Turbo Cycle Corporation, decidiu que a já potente Z1-R podia – e devia – ir mais além. A solução? Equipá-la com um turbo, e não um turbo qualquer.

O Nascer de uma Lenda Turbo

O modelo original recebeu um turbo Rajay 310, um carburador Bendix de 38 mm e um coletor “log header”, que elevaram a potência dos 82 cavalos originais para uns impressionantes 130 cv. Dependendo da pressão do turbo, ajustável entre 6 e 10 psi, a moto podia gerar entre 105 e 145 cv. Era uma autêntica besta sobre rodas, numa época em que a tecnologia turbo era mais uma aposta na adrenalina do que na fiabilidade.

Claro que tamanha potência vinha com riscos. Por isso, quem comprava a Z1-R TC tinha de assinar um documento a isentar a Kawasaki e a Turbo Cycle de qualquer responsabilidade em caso de acidente. Afinal, estávamos a falar de uma máquina que podia redefinir os limites da aceleração e, consequentemente, os da prudência.

As primeiras 250 unidades da Z1-R TC saíram com um esquema de pintura “Stardust Metallic”, um azul acinzentado que não escondia o caráter perigoso da moto. Mais tarde, Rollin “Molly” Sanders, um designer conhecido pelos seus trabalhos em hot rods, deu à moto uma nova vida visual. Assim nasceu a “Molly Edition”, com pintura preta decorada com faixas amarelas, laranja e vermelhas que percorriam o depósito, carenagem e assento. Este modelo, também chamado TC2, apresentava um turbo maior (Rajay 370) e um coletor “spider header”, que melhorava o fluxo de gases.

O Fracasso nas Vendas e a Posterior Ascensão como Clássico

Apesar de todo o seu impacto, a Z1-R TC não foi um sucesso de vendas. A ausência de garantia e a concorrência de motos como a Honda CBX 1000 e a Yamaha XS1100, que ofereciam desempenho semelhante sem os riscos associados ao turbo, afastaram muitos compradores. Muitas das Z1-R TC acabaram nas pistas de drag racing, onde não resistiram ao desgaste e a manutenções menos cuidadas.

Das 519 unidades produzidas entre 1978 e 1979, estima-se que apenas cerca de 90 tenham sobrevivido até hoje. Estas motos tornaram-se verdadeiras peças de colecionador, desejadas por aficionados que valorizam a sua história e raridade.

Uma Oportunidade Única

Agora, um colecionador está a colocar à venda uma impressionante coleção de 10 Kawasaki Z1-R TC. Oito delas são originais, uma é uma réplica fiel, e outra foi modificada para incluir um supercompressor em vez do turbo clássico. Todas estão em estado impecável, e algumas nunca chegaram sequer a ser usadas.

O preço do lote completo é de 352.500 euros, o que dá cerca de 35.250 euros por moto caso prefiras negociar uma em separado. É, sem dúvida, um valor elevado, mas como colocar um preço numa oportunidade de possuir uma das mais icónicas motos da história?

Se estiveres nos Estados Unidos ou conseguires tratar do transporte, podes contactar o vendedor através do anúncio. Para os apaixonados por clássicos, esta é uma chance rara de trazer para casa um pedaço da história do motociclismo.

Source: eBay