A KTM, reconhecida fabricante austríaca de motociclos, anunciou recentemente um programa abrangente de reparação gratuita para resolver problemas nos veios de cames dos seus modelos equipados com o motor LC8c de dois cilindros paralelos. Este programa, que se estende além do período de garantia, visa dar resposta às preocupações dos proprietários relativamente ao desgaste prematuro deste componente crucial.
Gareth Edmunds, Diretor de Serviço ao Cliente da KTM no Reino Unido, afirmou ao MCN: ‘Estamos empenhados em apoiar os nossos clientes afetados por esta situação, mesmo que sejam poucos no Reino Unido’. A empresa mostrou-se flexível quanto aos requisitos de manutenção, aceitando considerar casos em que os serviços não tenham sido realizados exclusivamente em concessionários oficiais, desde que devidamente documentados.
Federico Valentini, Vice-Presidente de Marketing Global de Motociclos da KTM, esclareceu que o problema afeta principalmente modelos 790 Duke e Adventure fabricados entre 2018 e 2020, bem como alguns 890 Duke e Adventure de 2020: ‘De cerca de 55.000 unidades vendidas globalmente num período de três anos, confirmámos cerca de 250 casos, o que representa aproximadamente 0,5% dos modelos comercializados’, explicou Valentini.
A KTM implementou melhorias a partir de 2020, incluindo um filtro de óleo adicional e modificações nos seguidores de came em 2021. Valentini sublinhou que estas alterações resolveram eficazmente o problema: ‘A partir de 2020, introduzimos um seguidor de came mais largo com um revestimento DLC melhorado, o que solucionou as questões’.
Apesar de relatos anedóticos sugerirem que alguns modelos mais recentes, incluindo a gama Norden 901 da Husqvarna, possam ser afetados, a KTM mantém que não há problemas conhecidos com as iterações atuais da plataforma.
A empresa compromete-se a reembolsar os proprietários que já tenham pago por reparações relacionadas, mediante apresentação do histórico de manutenção adequado. Os concessionários KTM estão preparados para verificar os sinais de alerta e efetuar as reparações necessárias, que podem incluir a substituição do cabeçote do cilindro, veio de cames e seguidores de came.
Embora a KTM não tenha iniciado uma campanha de recolha formal, dada a baixa percentagem de motociclos afetados, a empresa reconhece a necessidade de melhorar a comunicação com os clientes em situações semelhantes no futuro.