Esta terça-feira, a Renault surpreendeu, ao anunciar a colaboração com a Atleiers HeritageBike na criação da sua primeira moto – a Heritage Spirit Scrambler totalmente elétrica.
Com design inspirado nos anos 1980, este modelo tem um motor de 7 kW e uma bateria de até 4,6 kWh que permitirá uma autonomia de cerca de 110 km. Mas, se para o fabricante francês as duas rodas são uma novidade, está longe de ser inédito que um mesmo construtor tenha motos e carros na sua gama. Aqui, damos cinco exemplos.
Honda
Talvez o exemplo mais conhecido seja a Honda. O seu fundador, Soichiro Honda, começou por fabricar anéis de pistões para a Toyota, e mais tarde dedicou-se ao fabrico de bicicletas motorizadas. A primeira moto – a D-Type – surgiu em 1949, enquanto o primeirto carro foi o Honda T360 de 1963.
BMW
A BMW é outro gigante que tem carros e motos entre os seus produtos. Os bávaros começaram a produzir motos depois da 1.ª Guerra Mundial, sendo a R32 o primeiro modelo motorizado da marca em 1923. Cinco anos mais tarde, em 1928, a BMW entrou nas quatro rodas com o 3/15PS.
Peugeot
Ao contrário de Honda e BMW, a Peugeot fez o caminho inverso, começando nos carros para depois se dedicar também às motos. O Type 1 de 1886, um pequeno triciclo a vapor, é considerado como o primeiro carro do fabricante do Leão. Em 1898, a Peugeot introduziu a sua primeira moto – entitulando-se como ‘o mais antigo construtor de motos do mundo’.
Suzuki
Fundada em 1909, a Suzuki começou a desenvolver o seu primeiro carro em 1937, mas a 2.ª Guerra Mundial suspendeu o projeto. Depois do conflito, começou por fabricar motores para bicicletas motorizadas, e a sua primeira moto foi a Colleda CO de 1954. O Suzulight de 1955 foi o primeiro carro em 1955, mas o primeiro modelo a receber o logótipo da Suzuki foi o Front 800 em 1965.
KTM
A KTM é popular pelas suas motos, mas tem uma longa ligação aos carros. O X-Bow é o seu primeiro modelo, datando de 2008, mas na sua fundação em 1934 era uma loja de reparação de carros. Em 1937 passou a vender motos DKW, e em 1938 carros da Opel. Depois da 2.ª Guerra Mundial, Hans Trunkenpolz começou a pensar no fabrico das suas próprias motos, e em 1951 lançou o primeiro protótipo: a R100, cuja produção em massa começou em 1953… mesmo ano em que Ernst Kronreif se tornou acionista maioritário da empresa que assim ganhou o nome atual (KTM – Kronreif & Trunkenpolz Mattighofen).