As motos elétricas têm vantagens do ponto de vista do impacto ambiental, mas naturais diferenças como por exemplo ao nível de condução ou de ruído. Mas a Balistron tem uma solução para tornar estes motociclos mais próximos dos convencionais no que respeita ao som.

A empresa turca começou a desenvolver o seu modelo totalmente elétrico em 2022, tendo-o apresentado este mês na EICMA: a desportiva TS16.12. E um dos aspetos que mais salta à vista são os dois escapes falsos, que são na verdade altifalantes que simulam o som típico de uma moto desportiva de quatro cilindros.

O motor debita 16 kW de potência, estando apto para condutores com carta de condução A1, e a velocidade máxima está limitada aos 130 km/h. A autonomia estimada é de 230 km, graças a uma bateria de iões de lítio com 11,52 kWh de capacidade. O carregador rápido permite repor a bateria dos 30 aos 80 por cento em menos de duas horas.

A Balistron Sport TS16.12 tem uma forquilha telescópica invertida ajustável à frente e um monoamortecedor atrás. A roda dianteira tem dois discos de travão e a traseira tem um disco, e há ABS. As jantes, de 17 polegadas, calçam pneus Pirelli. O sistema de controlo de tração faz parte do equipamento de série, e pode ser desativado.

Há três modos de condução, e a bordo encontra-se um painel de instrumentos TFT de cinco polegadas com conectividade a um smartphone via Bluetooth.
Entre o equipamento de série, há também punhos e assento do condutor aquecidos, sistema de monitorização dos pneus, o tal simulador do som de motor e duas tomadas USB. A moto pesa 203 kg. Há duas opções de cores possíveis: Vermelho Metálico e Azul Metálico.