A BMW deu um passo significativo no lançamento de um novo modelo ao registar o nome R20, sinalizando a intenção de trazer para o mercado uma moto inspirada na deslumbrante R20 Concept, apresentada em maio passado.

De acordo com o site especializado Cycle World, o processo de registo começou na mesma semana em que a versão conceptual foi revelada, embora os direitos só tenham sido oficializados mais tarde. Atualmente, o fabricante alemão encontra-se a seguir os mesmos trâmites em outros países, o que reforça a seriedade do projeto.

A R20 Concept impressionou com as suas características de design e desempenho. O protótipo era equipado com um motor Big Boxer de 2000cc, integrado num quadro principal em aço tubular. Incluía ainda jantes de 17 polegadas, suspensão ajustável tanto à frente como atrás, fornecida pela reconhecida Öhlins, e um inovador braço oscilante em alumínio.

No entanto, nem todos os elementos da versão conceptual deverão transitar para o modelo final de produção. Para cumprir com a legislação europeia, é provável que sejam feitas adaptações, como a inclusão de um para-lamas traseiro mais convencional. Também o distinto braço oscilante paralelo poderá ser ajustado ou substituído por uma configuração mais prática e homologada para uso em estrada.

Embora os detalhes finais ainda sejam desconhecidos, o registo da marca R20 e a herança do modelo conceptual indicam que a BMW pretende lançar uma moto com uma combinação de inovação tecnológica e estilo arrojado. Se a versão de produção mantiver a essência do conceito, poderá tornar-se um marco no segmento das cruisers de alto desempenho.

Fica agora a expectativa para ver como a BMW irá materializar esta visão e se a R20 estará à altura das expectativas criadas pela sua antecessora conceptual.