
Os fabricantes de motos estão a investir fortemente na eficiência das suas máquinas, seja através de melhorias na combustão, aerodinâmica ou redução de peso. No entanto, com normas de emissões cada vez mais apertadas e o aumento dos custos dos combustíveis, muitas marcas estão a apostar na eletrificação.
Dito isto, as motos híbridas – apesar de serem comuns no mundo automóvel – ainda não conquistaram um espaço significativo no mercado das duas rodas. As limitações de espaço e peso tornam difícil a integração de um sistema híbrido sem comprometer a agilidade ou encarecer demasiado o produto final. No entanto, a Yamaha está a tentar mudar este cenário, pelo menos na Índia, com a FZ-S FI Hybrid, uma abordagem mild-hybrid ao segmento das 150cc.
O sistema híbrido da Yamaha na FZ-S FI Hybrid é relativamente simples, mas eficaz. A moto utiliza um Smart Motor Generator (SMG), que desempenha duas funções essenciais: atua como motor de arranque silencioso e suave, estando ligado diretamente à cambota, e fornece um pequeno impulso elétrico em baixas velocidades.
Ao contrário de um carro híbrido ou do mais avançado sistema da Kawasaki na Ninja 7 Hybrid, a FZ-S FI Hybrid não tem uma bateria grande nem um motor de tração separado. O sistema apenas auxilia o motor de combustão quando necessário. Esta abordagem faz sentido numa moto leve de uso diário, onde ganhos modestos de eficiência e uma melhor resposta ao acelerador podem fazer uma grande diferença.
É verdade que já existe uma moto híbrida no mercado, e trata-se de um modelo da Kawasaki. Contudo, a tecnologia da Ninja 7 Hybrid é significativamente mais complexa. Este modelo combina um motor bicilíndrico de 451cc com um motor elétrico completo, oferecendo três modos distintos: funcionamento apenas a combustão, assistência híbrida e até um modo 100% elétrico para curtas distâncias. Além disso, conta com travagem regenerativa para recarregar a bateria, algo que o sistema da Yamaha não possui.
A desvantagem? O custo. A Ninja 7 Hybrid torna-se uma opção consideravelmente mais cara. A Yamaha, por outro lado, aposta numa solução mais acessível, oferecendo benefícios de um híbrido sem grandes aumentos de preço ou alterações drásticas na experiência de condução.
O preço da FZ-S FI Hybrid é surpreendentemente acessível. Com um custo de 1400€, é apenas ligeiramente mais cara do que uma moto convencional de 150cc na Índia. Quando comparada com a Ninja 7 Hybrid, torna-se um verdadeiro negócio. Se a Yamaha decidir expandir a venda deste modelo para outros mercados asiáticos, ou até para os EUA e Europa, poderá ter um enorme sucesso comercial.
É verdade que não tem um modo totalmente elétrico, mas para uma moto híbrida acessível, concebida para um uso prático e realista, a Yamaha parece estar no caminho certo.
Se esta tecnologia se revelar bem-sucedida, a Yamaha poderá facilmente aplicá-la a modelos de maior cilindrada e mais populares. Imaginem um mild-hybrid MT-09 ou uma moto de aventura com um pequeno impulso elétrico para melhorar a eficiência de combustível – não parece assim tão irrealista.
Mais binário, melhor economia de combustível e uma resposta mais suave em baixas velocidades, tudo isto sem a complexidade de um híbrido completo? Parece uma solução vencedora. Por agora, a FZ-S FI Hybrid está a abrir caminho para tornar as motos híbridas mais acessíveis e, com a sua eficiência, preço competitivo e praticidade, é difícil não ficar impressionado.
Source: Rideapart