A Yamaha apresentou a sua nova gama Tracer 9 para 2025, dotando estas motos de diversas atualizações. São abrangidas a Tracer 9, Tracer 9 GT e Tracer 9 GT+.

As sports touring contam com o motor CP3 de três cilindros com 890 centímetros cúbicos de cilindrada, que debita 119 cv de potência e 93 Nm de binário. A caixa é manual no caso da Tracer e da Tracer 9 GT, enquanto a Tracer 9GT+ utiliza a nova transmissão automatizada Y-AMT.

A carenagem é nova, mas não compromete a imagem compacta da Tracer 9. Há um para-brisas ajustável manualmente na Tracer 9, enquanto a GT e a GT+ surgem com um para-brisas de acionamento elétrico que confere proteção adicional contra o vento e uma posição mais baixa para conduzir a baixa velocidade ou com bom tempo.

Todos os modelos têm cinco modos de condução: Sport, Street, Rain e os personalizáveis Custom 1 e Custom 2. Entre as ajudas eletrónicas à condução há o controlo de velocidade de cruzeiro (adaptativo na 9 GT+), controlo de imobilização em subida, sistema de travagem unificada, monitorização de pressão dos pneus e alerta de colisão frontal, assim como deteção do ângulo morto.

O quadro Deltabox é fabricado em alumínio fundido, enquanto o braço oscilante em alumínio ficou mais longo. Há um subquadro em aço mais leve e mais comprido, que proporciona mais espaço ao passageiro e ao condutor. As Tracer 9 de 2025 têm o sistema de suspensão KYB KADS, que é o mais avançado em qualquer moto de série da Yamaha. Encontra-se uma forquilha telescópica à frente e um amortecedor atrás. No caso da GT e da GT+, há ajuste eletrónico do amortecimento.

O sistema de travagem é composto de dois discos com pinças radiais de quatro êmbolos à frente e um disco e pinça de um êmbolo atrás.

A gama inclui faróis adaptativos Matrix LED no caso da 9 GT e da 9 GT+, enquanto os faróis em curva são comuns a todas as variantes. A ergonomia foi redesenhada, com foco num maior conforto, e o assento tem duas configurações de altura.

A bordo, há um painel de instrumentos TFT de sete polegadas, e a conectividade total com o smartphone é de série na GT e na GT+ – sendo possível ligar a moto e o smartphone através de USB, wifi ou Bluetooth graças à app MyRide da Yamaha.