A quota de automóveis de passageiros elétricos exclusivamente a bateria aumentou, em 2023, para 14,6% dos novos registos na União Europeia (UE), segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Em 2023, de acordo com os dados do serviço estatístico da UE, foram registados 1,5 milhões de novos automóveis de passageiros elétricos exclusivamente a bateria, elevando o número total para 4,5 milhões.

Isto representa um aumento de 48,5% em comparação com 2022, quando o número total era de 3,0 milhões, salienta o Eurostat.

A percentagem de veículos elétricos exclusivamente a bateria entre os novos registos atingiu 14,6% em 2023.

A quota de novos automóveis elétricos na UE, depois de se ter mantido abaixo de 1,0% até 2018, subiu marcadamente nos últimos quatro anos, aumentando para 5,3% em 2020, 9,0% em 2021, 12,1% em 2022 e 14,6% no ano passado.

Em 31 de dezembro de 2023, no parque de automóveis de passageiros os exclusivamente elétricos a bateria representavam 1,7% de todos os veículos na UE.

Entre os Estados-membros, na Dinamarca, os automóveis exclusivamente elétricos a bateria representavam 7,1% de todos os automóveis de passageiros, com a Suécia (5,9%), o Luxemburgo (5,1%) e os Países Baixos (5,0%) a apresentarem também as taxas mais altas.

Em contrapartida, 14 países da UE registaram quotas inferiores a 1%, sendo as mais baixas observadas em Chipre, na Grécia e na Polónia, cada uma com 0,2%.

Em Portugal, a quota de automóveis exclusivamente elétricos a bateria subiu de 1,1% em 2022, para 1,8% em 2023, colocando o país no 11.º lugar entre os Estados-membros.