A Mercedes-Benz anunciou que está a desenvolver uma bateria de estado sólido em parceria com a empresa norte-americana, Factorial, com a qual a marca prevê aumentar a autonomia dos seus futuros modelos elétricos em 80%, já no final da década.

Conhecida como Solstice, a bateria apresenta uma densidade de energia de 450Wh/kh e um design revolucionário de cátodo seco, mais simples e menos dispendioso de fabricar do que os cátodos tradicionais.

Recorde-se que as baterias de estado sólido são anunciadas como uma tecnologia revolucionária para os veículos elétricos, já que oferecem um risco reduzido de incendio, por serem menos propensas a superaquecimentos, uma vez que as novas células mantêm a estabilidade a temperaturas de funcionamento acima dos 90 graus Celsius, possuem uma alta densidade de energia, além de serem mais leves, apresentarem uma maior vida útil e proporcionarem carregamentos mais rápidos.

O diretor de tecnologia da Mercedes, Markus Schaefer, disse à “Reuters” que as baterias de estado sólido da Factorial podem proporcionar uma melhoria de 40% na densidade de energia em relação às baterias de alto desempenho que a marca germânica utiliza atualmente nos modelos 100% elétricos.

“Existem alguns desafios que é precisa controlar, mas… temos ótimas soluções de engenharia para enfrentá-los”, disse Schaefer, acrescentando que acredita que a meta da Factorial de desenvolver a nova bateria Solstice la até o final da década será uma realidade.