Num desenvolvimento surpreendente, a Honda emitiu um recall para quase 1,7 milhões de veículos das suas marcas Honda e Acura devido a um problema potencialmente perigoso na direção que pode comprometer a segurança do condutor. De acordo com a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA), o defeito provém do conjunto da caixa de direção, que pode ter sido mal fabricado, levando a “fricção interna excessiva” e causando “dificuldade em dirigir o veículo.”

Modelos Afetados: Uma Longa Lista de Veículos Honda e Acura

O recall afeta uma vasta gama de modelos, particularmente automóveis compactos, uma vez que partilham o mesmo componente de direção. Aqui está a lista completa dos modelos afetados e os seus anos de produção:

  • Acura Integra: 2023-2025
  • Acura Integra Type S: 2024-2025
  • Honda Civic: 2022-2025
  • Honda Civic Hatchback: 2022-2025
  • Honda Civic Hatchback Hybrid: 2025
  • Honda Civic Hybrid: 2025
  • Honda Civic Type R: 2023-2025
  • Honda CR-V: 2023-2025
  • Honda CR-V Fuel Cell EV: 2025
  • Honda CR-V Hybrid: 2023-2025
  • Honda HR-V: 2023-2025

Apesar do vasto número de veículos chamados de volta, a Honda suspeita que apenas cerca de 1 por cento—aproximadamente 17.000 veículos—possuem realmente o defeito de direção, conforme reportado pela Automotive News.

O Defeito: Direção Pegajosa e Consequências Perigosas

O problema origina-se do conjunto da caixa de direção, onde o atrito excessivo entre as peças pode resultar na direção tornando-se “pegajosa” ou difícil de manobrar, especialmente durante as curvas. Os condutores podem notar uma sensação momentânea de “pegajosidade” ao manobrar os seus veículos. Embora apenas 1 por cento dos carros chamados de volta sejam esperados para ter o problema, a Honda não está a correr riscos, oferecendo substituir a mola do redutor e adicionar graxa adicional a todos os veículos afetados sem custo para os proprietários.

Uma Longa Espera: Queixas e Relatos de Acidentes Acumulam-se

A questão da direção não é uma nova revelação para a Honda. O fabricante recebeu a sua primeira queixa relacionada ao defeito em setembro de 2021. Desde então, o problema escalou, com a Honda recebendo impressionantes 10.328 pedidos de garantia. Além disso, a NHTSA registou 13 relatos de acidentes ligados a este defeito. Entre estes incidentes, 11 condutores relataram ter perdido o controlo antes de sair da estrada. Felizmente, até agora não foram reportados ferimentos ou fatalidades.

O que Devem Fazer os Proprietários?

Preocupado que o seu carro possa estar entre os quase 1,7 milhões de veículos afetados? A Honda está a exortar todos os proprietários de veículos a visitar o site dedicado a recalls da NHTSA e a inserir o seu Número de Identificação do Veículo (VIN) para determinar se o seu carro precisa de assistência. A Honda cobrirá o custo das reparações, e os proprietários que já pagaram por consertos relacionados com este problema podem solicitar reembolso.

À medida que este enorme recall se desenrola, a Honda enfrenta o desafio de abordar rapidamente as preocupações de segurança para restaurar a confiança do consumidor. O fabricante de automóveis está sob pressão para garantir que todos os veículos afetados sejam reparados de forma eficiente e eficaz.