Recém saído de conquistar o seu quarto Campeonato de Pilotos de Fórmula 1 consecutivo no Grande Prémio de Las Vegas, Max Verstappen está a dar uma volta de vitória—tanto literal como figurativamente. Com o seu quinto lugar na corrida a selar o acordo sobre o Lando Norris da McLaren, Verstappen agora respondeu aos seus detratores, particularmente ao CEO da McLaren, Zak Brown, com uma afirmação ousada:

Ele poderia ter ganho o título de 2024 no MCL38 da McLaren—e feito isso ainda mais rápido.


“Essas Coisas Apenas Me Motivam”

Durante grande parte de 2024, Verstappen enfrentou um escrutínio intensificado após as dificuldades da Red Bull no meio da temporada permitirem que a McLaren avançasse como o pacote mais rápido da grelha. Os críticos, liderados por Zak Brown, questionaram se o domínio anterior de Verstappen se devia apenas à superioridade da maquinaria da Red Bull. Brown até afirmou que Verstappen teria dificuldades em ganhar títulos num carro menos dominante.

Mas o triunfo do holandês este ano desmistificou essa noção, com Verstappen a provar que a consistência, a habilidade em corrida e a resiliência são tão cruciais quanto o desempenho absoluto do carro.

“Essas coisas apenas me motivam,” disse Verstappen ao refletir sobre os comentários de Brown. “Se as pessoas são críticas e pensam que só consigo ganhar no melhor carro, eu vou provar que estão erradas.

“Se não receber crédito por isto agora, não sei o que mais posso fazer.”


“Eu Teria Ganhado Mais Cedo na McLaren”

A transformação da McLaren na líder do paddock na segunda metade da temporada transformou o Campeonato de Construtores numa emocionante batalha a três com a Ferrari e a Red Bull. Enquanto Norris liderava a carga pela McLaren, Verstappen mantinha-se firme, acumulando pontos consistentemente para manter a sua liderança.

Quando questionado se poderia ter conquistado o campeonato ao volante da McLaren, Verstappen não se poupou nas palavras.

“Se eu teria sido campeão na McLaren? Sim! E muito mais cedo também.”

Verstappen até estendeu os seus cenários hipotéticos a anos anteriores:

  • 2021: “Noutro carro, eu também teria conquistado o título.”
  • 2022: “Teria sido mais difícil porque a Ferrari estava talvez um pouco fragilizada então.”
  • 2023: “Isso teria sido um pouco mais complicado.”


Refletindo sobre Dominância e Desafios

Embora 2024 tenha sido uma batalha mais difícil para Verstappen, ele ainda conseguiu conquistar o título com duas corridas de antecedência. Esta conquista também o levou a revisitar a sua época recorde de 2023, onde venceu 10 corridas seguidas de forma notável.

“No ano passado, tive um carro dominante, mas sempre senti que nem todos apreciaram o que conseguimos como equipa,” explicou Verstappen. “Vencer 10 corridas seguidas foi incrível.

“Claro que o nosso carro era dominante, mas não era tão dominante, penso eu, como as pessoas pensavam que era.”

No entanto, Verstappen vê 2024 como a sua campanha mais satisfatória até agora:
“Esta temporada, durante a maior parte da temporada—70 por cento da temporada—não tivemos o carro mais rápido. Mas ainda assim aumentámos a nossa vantagem. Isso é definitivamente algo de que me orgulho muito.”


O que vem a seguir para Verstappen?

Com o Campeonato de Construtores ainda em disputa entre McLaren, Ferrari e Red Bull, Verstappen está agora focado em ajudar a sua equipa a terminar forte no Qatar e em Abu Dhabi. Mas a sua crítica afiada aos detratores e a crença inabalável nas suas capacidades provam que, para Verstappen, a batalha não é apenas na pista—também se trata de solidificar o seu legado.

“Provei que posso vencer com ou sem o carro mais rápido,” concluiu Verstappen. “E se isso ainda não for suficiente, não sei o que será.”