A Fórmula 1 chegou a Singapura no meio de rumores que Daniel Ricciardo seria substituído na VCARB pelo jovem talento Liam Lawson antes do Grande Prémio dos EUA em Austin. Apesar da firme negação de Ricciardo quando enfrentou a imprensa na quinta-feira, os sinais da sua saída iminente tornaram-se mais evidentes ao longo do fim de semana, alimentados por comentários enigmáticos do chefe da Red Bull, Christian Horner.

A performance de Ricciardo apenas aumentou a especulação. Depois de uma sessão de qualificação desastrosa que o viu sair na Q1 e uma corrida para esquecer onde terminou em 18º, a sua tentativa tardia de conseguir a volta mais rápida foi uma clara demonstração da equipa júnior da Red Bull a desempenhar o seu papel na perfeição, roubando um ponto crucial a Lando Norris. Foi uma pílula amarga que parecia selar o destino do australiano, deixando os fãs e analistas à espera de um anúncio oficial da sua saída.

Após a corrida, as entrevistas de Ricciardo foram de partir o coração. O ‘Honey Badger’, normalmente alegre, estava visivelmente a lutar para manter as emoções sob controlo enquanto enfrentava perguntas difíceis sobre o seu futuro. Quando questionado sobre a sua prolongada saída do carro no parc ferme, respondeu com um coração pesado: “Há muitas emoções porque estou ciente de que isto pode ser tudo… Eu só queria saborear o momento.”

No Sky Sports F1, Ricciardo abriu-se ainda mais, refletindo sobre a sua carreira e a dura realidade de que este pode ser o fim da linha. “Tenho que estar preparado para que isto possa ser tudo,” disse, com a voz tingida de resignação. “Voltei para lutar na frente e voltar à Red Bull, mas isso não se concretizou… Estou orgulhoso do que consegui, mas tenho que enfrentar a realidade.”

A jornada de Ricciardo tem sido uma montanha-russa de altos e baixos, desde as suas emocionantes vitórias nos tempos da Red Bull até as suas dificuldades na McLaren e a sua tentativa de regresso com a VCARB. O GP de Singapura marcou a sua 257ª corrida, e agora parece provável que será a sua última, com a Red Bull sob pressão para cumprir uma obrigação contratual de dar a Liam Lawson um lugar na corrida.

Como escritor que acompanhou toda a carreira de Ricciardo, é doloroso testemunhar um piloto tão icónico a desvanecer-se. O subdesempenho de Ricciardo é um triste contraste com o talento destemido que uma vez eletrizou o grid. Mas a verdadeira dor é a forma como a Red Bull, uma equipa que uma vez o elevou, o trouxe de volta apenas para o derrubar, deixando-o com nada além da fria realidade de uma carreira interrompida.

Ricciardo merecia um final melhor. Em vez disso, ele ficou a lidar com a realização de que o seu último capítulo na F1 foi ofuscado por uma promessa que nunca deveria ter sido cumprida.