Antes da implementação do teto orçamental da Fórmula 1, a Ferrari estava entre os maiores gastadores do desporto, utilizando a sua força financeira para manter o seu estatuto como candidata ao campeonato. No entanto, desde a temporada de 2021, todas as equipas têm operado sob restrições orçamentais rigorosas, inicialmente fixadas em mais de 145 milhões de dólares, mas posteriormente reduzidas em mais 10 milhões após 2023. À luz dessas limitações financeiras, a Ferrari propôs, alegadamente, um teto orçamental flexível para abordar os custos laborais desproporcionadamente elevados em Itália em comparação com outros países.

A maioria das equipas de F1 está baseada no Reino Unido, onde há uma abundância de talento especializado necessário para as exigências complexas do desporto. A Ferrari, no entanto, continua a ser uma das poucas equipas a basear as suas operações fora do Reino Unido, com a sua sede em Maranello, Itália. Esta distinção geográfica tem apresentado desafios únicos para a equipa na era do teto orçamental, dificultando a sua capacidade de igualar a eficiência de gastos dos seus rivais baseados no Reino Unido.

De acordo com a Formula Critica, a Ferrari propôs um teto orçamental flexível especificamente para mitigar as despesas laborais inflacionadas em Itália. Tal modificação beneficiaria não apenas a Ferrari, mas também poderia ajudar outras equipas como a Alfa Romeo e a AlphaTauri, que também gerem uma parte significativa das suas operações fora do Reino Unido.

No entanto, esta proposta não está isenta de controvérsia. As equipas rivais, receosas de dar à Ferrari uma vantagem potencial, podem votar contra tal abordagem flexível, temendo que isso possa perturbar o equilíbrio atual e os privilégios estabelecidos pelo sistema existente. Se as outras equipas bloquearem a proposta, a Ferrari poderá ser encurralada, levando potencialmente a um aumento das tensões e a exigências por mais implicações e reformas.

Apesar destes desafios fora de pista, o desempenho da Ferrari em pista tem apresentado flutuações. A equipa destacou-se como uma concorrente consistente nas qualificações e corridas nos últimos fins de semana, levando os fãs a acreditar que estavam preparados para lutar pelo Campeonato de Construtores. Mas uma queda repentina de desempenho no Grande Prémio de Singapura levantou preocupações sobre se os melhores resultados da Ferrari já estavam atrás deles.

O diretor da equipa, Fred Vasseur, admitiu que o SF-24 está a ter dificuldades em termos de ritmo e enfatizou a necessidade de atualizações substanciais de Maranello para se manter competitivo. Ele expressou esperança de melhoria em “circuitos normais” que se aproximam, como Brasil, Austin, Qatar e Abu Dhabi.

“Vamos tentar,” disse Vasseur. “Acho que também precisamos mostrar progresso em outros tipos de circuitos. Se mostrarmos progresso lá, acho que podemos ter uma chance. Mas se ainda estivermos atrás como estávamos em lugares como Spa ou Hungria, então significa que temos muito trabalho a fazer.”

Atualmente a 34 pontos de desvantagem na classificação dos Construtores, a Ferrari está a mirar atualizações significativas numa tentativa de garantir pelo menos o segundo lugar. Para ultrapassar o poderoso austríaco, Red Bull, a Ferrari deve executar essas atualizações com sucesso para ultrapassar o seu rival e manter vivas as suas esperanças de campeonato.