O sistema de pontos da NASCAR tem sido amplamente elogiado pela sua complexidade única e pela sua capacidade de suscitar debates acesos. Ao contrário dos seus homólogos globais, o sistema de pontuação da NASCAR considera o desempenho em várias etapas de uma corrida, em vez de apenas a posição de chegada. Esta abordagem tem sido a marca da NASCAR, permitindo-lhe adaptar-se e evoluir, ao mesmo tempo que gera controvérsia.

O recente caso de Christopher Bell, que apesar de ter vencido três corridas consecutivas na era Next Gen, se viu na segunda posição da tabela de pontos, gerou um novo clamor. Isso deixou fãs e especialistas a questionar a justiça do sistema, uma vez que Bell está atrás de William Byron, que tem apenas uma vitória em corridas.

A chave está nos pontos de etapa da NASCAR. Apesar das impressionantes vitórias de Bell, ele fica atrás em pontos de etapa, classificando-se em sétimo lugar com 26 pontos, em comparação com o primeiro lugar de Byron com 49 pontos. Esta discrepância colocou Bell em segundo lugar na classificação geral, apesar do seu maior número de vitórias em corridas. Isso se deve às classificações consistentemente mais altas de Byron ao longo das etapas da corrida, que o sistema de pontos da NASCAR recompensa devidamente.

A questão gerou um debate aceso entre os entusiastas das corridas, com muitos curiosos sobre a opinião de Bell sobre a situação. Quando questionado por Bob Pockrass sobre a sua posição inferior, Bell surpreendeu muitos ao manifestar a sua aprovação do sistema de pontos. Ele reconheceu que a sua posição mais baixa se devia ao seu menor número de pontos de etapa, apesar das suas impressionantes vitórias em corridas.

“Eu acho que isso se resolverá assim que tivermos mais corridas na temporada regular, onde o melhor se destacará,” comentou Bell, mostrando um toque de determinação no meio da sua resposta diplomática. Ele reconheceu a necessidade de se concentrar em garantir mais pontos de etapa em futuras corridas para fechar a diferença em relação ao líder de pontos.

A estratégia de Bell de priorizar a vitória serviu-lhe bem até agora, mas ele compreende a necessidade de se adaptar ao formato de corridas em etapas para não perder pontos de bónus dos playoffs que vêm com as vitórias nas etapas.

À medida que o debate sobre o sistema de pontos da NASCAR continua, a questão permanece: Será que Bell conseguirá conquistar o campeonato? Apesar de ter estado perigosamente perto no ano passado, o cobiçado título escapou-lhe. Este ano, ele tem os olhos postos no prémio e está determinado a lutar pelo campeonato da temporada regular, um feito que ainda não conseguiu alcançar.

Bell está bem ciente da importância das classificações da temporada regular no grande esquema das coisas. No ano passado, Tyler Reddick, o campeão da temporada regular, conseguiu manter-se na disputa até à Ronda de 8, em grande parte graças aos 15 pontos de bónus extra. Entretanto, Kyle Larson, apesar do seu impressionante número de vitórias, não conseguiu selar o campeonato.

Com uma série de vitórias já conquistadas, Bell e a equipa No. 20 estão agora a mudar o seu foco para garantir vitórias nas etapas e acumular mais pontos de playoffs. À medida que esta temporada de corridas se desenrola, resta saber se a abordagem estratégica e a determinação de Bell o levarão finalmente a conquistar o campeonato que até agora lhe tem escapado.