A Red Bull defendeu ferozmente Max Verstappen após as suas duas penalizações de 10 segundos no Grande Prémio do México, argumentando que Lando Norris “não teria feito a curva” durante a sua batalha controversa na Curva 4. As penalizações, ambas relacionadas a incidentes na Volta 10, geraram debate dentro do paddock, com o chefe da Red Bull, Christian Horner, a sugerir que as regras de ultrapassagem da F1 precisam de reavaliação.
A colisão começou quando Norris usou o DRS para ganhar impulso sobre Verstappen, tentando ultrapassá-lo por fora na Curva 4. Verstappen defendeu a sua posição alargando a McLaren, levando Norris a cortar a curva para manter a sua posição. Os comissários determinaram que Verstappen não deixou espaço suficiente, resultando na sua primeira penalização.
No entanto, Horner argumentou que os dados mostram que Norris entrou na Curva 4 a “15 quilómetros por hora” mais rápido do que a sua volta mais rápida, sugerindo que ele teria ultrapassado a curva de qualquer forma. “Se olhar para os dados do GPS, Lando estava a travar mais tarde e a uma velocidade mais alta do que na sua volta mais rápida,” explicou Horner. “Ele não teria feito a curva. Ele teria saído da pista.”
Horner alertou que esta decisão pode encorajar os pilotos a iniciar manobras arriscadas por fora na esperança de forçar penalizações sobre o piloto que defende a posição. “Antigamente, era uma recompensa para os mais corajosos ir por fora,” disse Horner, advertindo que as leis de ultrapassagem podem ficar distorcidas. “Os pilotos vão tentar colocar o nariz à frente no ápice e afirmar que devem ser dados espaço na saída. Todos os circuitos de karting do mundo ensinam que o piloto por dentro controla a curva.”
Horner reconheceu, no entanto, que a segunda penalização de Verstappen — resultante de uma investida agressiva sobre Norris na Curva 7 que fez com que ambos os carros saíssem da pista — foi mais justificada. “O incidente da Curva 7 é diferente. Max esperava que Lando cedesse, e ambos saíram. Posso entender por que haveria uma penalização ali, mas acho que a frustração veio do facto de Lando não ter devolvido a posição.”
À medida que a temporada se aproxima de um final aceso, a Red Bull está a pedir uma revisão das diretrizes de ultrapassagem, com Horner a instar os pilotos e comissários a concordarem em padrões “sensatos” para evitar mais controvérsia. Com batalhas de alto risco à frente, a rivalidade em pista entre Verstappen e Norris poderá testar ainda mais os limites das regras em evolução da F1 sobre a condução nas corridas.