Charles Leclerc ficou a coçar a cabeça depois de a velocidade da Ferrari ter caído dramaticamente na sessão final da Qualificação Sprint no Circuito das Américas, onde uma oportunidade de estar na primeira linha lhe escapou entre os dedos. Apesar de um início forte no fim de semana do Grande Prémio dos Estados Unidos, o problema familiar da Ferrari com os pneus macios ressurgiu no pior momento possível, custando a Leclerc um potencial desafio a George Russell da Mercedes e Max Verstappen da Red Bull.

O fim de semana começou com grandes esperanças para a Scuderia, uma vez que Carlos Sainz liderou um um-dois da Ferrari na única sessão de treinos. Com os pneus médios, a Ferrari parecia ter a vantagem, com Leclerc a liderar o SQ1 e Sainz a levar o SQ2. Mas quando os pneus macios entraram em jogo na sessão final do SQ3, a velocidade da Ferrari desmoronou.

“Por alguma razão, com os Softs, a Mercedes realmente ganhou algo que nós não tínhamos no nosso carro,” refletiu Leclerc após a sessão. “Com os Médios, estávamos a parecer bem, mas com os Softs, por alguma razão, não tivemos a velocidade para lutar pelo P1.”

Leclerc acabou por terminar a Qualificação Sprint em terceiro lugar, a duas décimas da volta da pole de Verstappen e a 0.214 segundos de Russell, que garantiu o P2. Um erro no primeiro setor não ajudou a causa de Leclerc, que admitiu que a última volta foi “um pouco desorganizada.”

“Não fiz nada de estranho, é apenas que a sensação não estava ótima,” explicou Leclerc. “Mas isso acontece, e com uma corrida muito limitada, acontece ainda mais.”

O calcanhar de Aquiles da Ferrari nesta temporada tem sido extrair o desempenho máximo dos pneus de composto macio, um problema que tem surgido repetidamente durante as sessões de qualificação. Embora a equipa tenha frequentemente tido um desempenho melhor durante as corridas, a falta de tempo para ajustar as configurações num fim de semana de Sprint da F1 torna a previsão do desempenho na corrida um desafio.

Apesar do contratempo, Leclerc mantém-se cautelosamente otimista: “Max [Verstappen] está a parecer muito rápido por agora, por isso não temos bem a certeza de quem vai ser rápido em ritmo de corrida. Por agora, há muitas interrogações, mas espero que possamos ganhar essa corrida de Sprint pelo menos—isso seria um bom sinal para domingo.”

Com os problemas da Ferrari com os pneus macios a dificultarem novamente a vida, Leclerc e a equipa terão de se esforçar se esperam dar a volta à situação tanto na corrida de Sprint como no GP dos Estados Unidos no domingo. Neste momento, a promessa inicial do fim de semana foi ofuscada pelo desafio de manter o ritmo quando mais importa.