À medida que a 23XI Racing continua a sua impressionante ascensão na NASCAR, Bubba Wallace encontra-se em destaque por todas as razões erradas. Enquanto Tyler Reddick e a equipa #45 prosperaram em 2024—garantindo o Campeonato da Temporada Regular e uma aparição no Campeonato 4—Wallace e a equipa #23 ficaram para trás, incapazes de converter o seu potencial em sucesso tangível. O veterano da NASCAR Larry McReynolds acredita que a próxima temporada pode ser decisiva para Wallace, e a pressão está a aumentar.
O Sucesso de Reddick Destaca as Dificuldades de Wallace
A brilhante campanha de 2024 de Tyler Reddick, que incluiu duas vitórias e pódios consistentes, demonstrou as capacidades da 23XI Racing. Em forte contraste, Wallace, apesar de mostrar velocidade e momentos de brilhantismo, falhou em fazer os playoffs e estendeu a sua sequência sem vitórias para 43 corridas. As conquistas de Reddick—particularmente com configurações e recursos quase idênticos—levantam questões sobre por que a equipa #23 não conseguiu replicar esse sucesso.
Larry McReynolds não poupou palavras ao abordar a disparidade:
“Este é um ano bastante crítico para Bubba Wallace. Tyler Reddick ganhou mais corridas este ano do que Bubba em toda a sua carreira. Duas vitórias em 255 corridas… Sinto que este é um ano bastante crítico para Bubba sair e lutar por vitórias.”
Estatisticamente, o Melhor Ano de Wallace—Mas Não Suficiente
Em termos de números, Wallace teve a sua melhor temporada em 2024, com 14 top 10, seis top 5, e uma média de classificação de 15.278. No entanto, estas estatísticas não são suficientes para uma equipa com ambições de campeonato. O rápido crescimento da 23XI Racing e a adição de um terceiro carro para Riley Herbst sublinham a intenção da organização de competir ao mais alto nível. A falta de vitórias e a inconsistência de Wallace tornam a sua posição cada vez mais precária.
Grandes Mudanças para a Equipa #23
Na tentativa de revitalizar a equipa #23, a 23XI Racing separou-se do veterano chefe de equipa Bootie Barker e trouxe Charles Denike. Embora Denike tenha um bom histórico na Craftsman Truck Series, com nove vitórias e experiência a trabalhar com talentos da NASCAR como Chase Elliott e Sam Mayer, esta é a sua primeira incursão como chefe de equipa da Cup Series.
Bootie Barker admitiu que foi apanhado de surpresa pela decisão:
“Não vou mentir; foi uma surpresa… Raramente o chefe de equipa tem a oportunidade de decidir como vai sair. Não funciona assim.”
A mudança sinaliza que os proprietários da equipa Michael Jordan e Denny Hamlin não estão dispostos a contentar-se com a mediocridade. A nomeação de Denike é uma aposta, mas reflete a urgência de transformar a equipa #23 numa formação vencedora.
O que está em jogo para Bubba Wallace?
Para Wallace, 2025 está a moldar-se como um ano decisivo. Com um novo chefe de equipa, recursos melhorados e uma competição interna crescente dos colegas de equipa Tyler Reddick e Riley Herbst, as expectativas são claras: Wallace deve garantir vitórias e competir consistentemente na frente. Qualquer coisa abaixo disso poderá colocar em risco a sua permanência na 23XI Racing.
A pressão não escapa a Wallace, que enfrentou a sua parte de críticos ao longo da sua carreira. A sua capacidade de se superar em 2025 determinará se conseguirá acompanhar a ascensão meteórica da 23XI Racing — ou se ficará para trás.
A aposta valerá a pena?
A reestruturação da equipa #23, combinada com expectativas elevadas, torna 2025 um ano crucial tanto para Wallace como para a 23XI Racing. Se Wallace e Denike conseguirem entrosar-se e entregar resultados, irão cimentar o lugar da equipa #23 como um candidato ao campeonato. Mas se a inconsistência continuar a assolar a equipa, isso poderá significar o fim da permanência de Wallace numa organização que claramente tem os olhos postos no topo.
A pressão nunca foi tão alta, e a temporada de NASCAR de 2025 promete ser um verdadeiro teste para Bubba Wallace. Ele irá corresponder às expectativas—ou sucumbir ao peso delas? O tempo dirá.