O diretor da equipa Red Bull, Christian Horner, reafirmou a afirmação de que a Red Bull Racing e a sua equipa júnior, AlphaTauri, operam como entidades independentes. Esta afirmação surge após o intenso confronto entre Sergio Perez e Liam Lawson durante o GP do México, onde as tensões aumentaram depois de Lawson ultrapassar Perez num momento acalorado que culminou com Lawson a mostrar o dedo do meio ao piloto mexicano.
O incidente provocou uma resposta acalorada de Perez, que criticou publicamente a atitude de Lawson, questionando a sua prontidão para a F1. No entanto, Horner foi rápido a abordar a situação, confirmando que Lawson pediu desculpas a Perez após a corrida e sugeriu que a altercação foi um momento de aprendizagem. “Liam pediu desculpas a Checo,” disse Horner a alguns meios de comunicação. “Haverá lições a tirar disto, mas é certamente frustrante para Checo sofrer danos e perder pontos valiosos hoje.”
Este incidente reacendeu questões sobre a relação entre a Red Bull Racing e a AlphaTauri, ambas propriedade da Red Bull mas supostamente independentes na operação. Críticos, incluindo o CEO da McLaren, Zak Brown, levantaram repetidamente preocupações sobre um modelo de propriedade única que pode influenciar os resultados das corridas, especialmente em batalhas acirradas pelo campeonato. Mês passado, a AlphaTauri chamou Daniel Ricciardo em Singapura, permitindo-lhe reivindicar a volta mais rápida—uma manobra que teve um custo para Lando Norris, que perdeu um ponto na sua luta contra Max Verstappen pelo segundo lugar na classificação dos Pilotos.
A manobra suscitou uma maior escrutínio, com o Diretor da McLaren, Andrea Stella, a questionar a autonomia da AlphaTauri. Norris advertiu: “Se isto se repetir, é aí que iríamos questionar mais profundamente.”
Horner desvalorizou estas preocupações, defendendo a decisão da AlphaTauri de garantir a volta mais rápida de Ricciardo como um gesto de celebração. “Daniel queria terminar em grande,” afirmou, minimizando as suspeitas da McLaren.
À medida que a temporada se aproxima das suas corridas finais, as operações da Red Bull continuarão sob o microscópio. A rivalidade intensa na pista e o escrutínio aumentado fora dela sublinham as tensões entre as equipas de corrida independentes e aquelas sob propriedade conjunta no paddock da Fórmula 1.