No crepúsculo da temporada de Fórmula 1 de 2024, um debate surgiu quando a liderança de Max Verstappen no campeonato tornou-se inatingível para Lando Norris. A questão no cerne da discussão é esta: Será que Norris precisa de uma vantagem no carro ao longo da temporada para eclipsar Verstappen?

Norris fala frequentemente muito bem de Verstappen, rotulando-o como “o melhor piloto do mundo.” É um sentimento justificável, considerando o impressionante histórico de Verstappen. Ele está na F1 há quatro temporadas a mais do que Norris, participou de quase o dobro de Grandes Prémios (210 contra 129), conquistou doze vezes mais vitórias (63 contra 5) e tem quatro campeonatos mundiais adicionais no seu currículo.

No entanto, estas estatísticas são apenas a ponta do icebergue. Mais crucial é a vantagem psicológica que Verstappen obtém com tais conquistas. Embora Norris acredite inquestionavelmente na sua capacidade de triunfar, há uma diferença profunda entre acreditar e saber – Verstappen sabe.

A corrida de abertura de 2025 sugere que a nossa hipótese da temporada passada pode ser posta à prova. A McLaren começou esta temporada com uma aparente vantagem em performance de carro, especificamente em termos de utilização de pneus, o que se traduziu em várias décimas de segundo de vantagem em condições secas no Albert Park.

Apesar da superioridade da McLaren numa pista a secar, o Red Bull de Verstappen foi uma ameaça durante as fases molhadas do grande prémio. O segundo lugar de Verstappen, a poucos milésimos da vitória, foi inesperado. Norris, que teve um incidente na Curva 12, teve sorte em evitar o destino do seu colega de equipa. Apesar destas adversidades, Norris emergiu como o vencedor merecido do primeiro fim de semana de corrida de 2025.

Ainda assim, é difícil afastar a impressão de que Verstappen o superou. Verstappen rapidamente fechou a distância em relação aos McLarens, que tinham uma vantagem de pneus com os Pirellis C5 em Melbourne. Ele manteve-os consistentemente sob pressão. Mesmo quando Norris decidiu entrar nas boxes para pneus intermédios após ambos os McLarens saírem da pista, Verstappen manteve a sua compostura, decidindo ficar com os slicks um pouco mais de tempo. Embora a sua aposta não tenha valido a pena desta vez, uma ligeira alteração teria feito com que estivéssemos a discutir uma surpreendente vitória de Verstappen.

A presença inabalável de Verstappen é um testemunho da sua confiança inabalável. Apesar da clara vantagem da McLaren, Verstappen espreita nas sombras, aguardando pacientemente uma oportunidade para atacar. Esta confiança interior não é tão visível em Norris. Embora Norris tenha tido um desempenho esplêndido, houve momentos em que não parecia ser o melhor piloto da McLaren, quanto mais o melhor desempenho na pista.

A história da F1 viu pilotos ultrapassarem os seus concorrentes ou envolverem-se em batalhas ferozes para serem reconhecidos como os melhores da sua era. Prost, Senna, Schumacher, Alonso, Hamilton e Vettel já detiveram este título em diferentes momentos. Verstappen é o atual porta-estandarte, e a sua autoconfiança, reforçada pela sua batalha de 2021 com Hamilton, torna-o um concorrente formidável.

Norris, por outro lado, ainda tem de provar que é capaz de vencer corridas em carros que não estão à altura. Verstappen, tal como Schumacher, Alonso e Hamilton, demonstrou esta capacidade.

Na corrida que recentemente terminou, Verstappen esteve muito perto da vitória. A Red Bull acredita que Norris estava tenso no final da corrida, o que pode ser a razão pela qual ele saiu brevemente na Curva 6. Norris conseguiu manter a calma, mas chegou perigosamente perto de ceder sob pressão. Isso sugere que Norris ainda está a lidar com a realidade de ser o favorito e aquele de quem todos esperam que vença.

Enquanto Norris continua a melhorar, Verstappen permanece um adversário intimidante. Se a Red Bull conseguir afinar o RB21, Verstappen tornará-se um desafio ainda maior.

A pré-temporada da Red Bull foi marcada por experimentos confusos com a asa dianteira e o fundo, além de tempo de pista perdido. Embora o RB21 parecesse muito mais calmo do que o seu predecessor, de acordo com o chefe da equipa Christian Horner, o esforço de Verstappen em terceiro lugar em comparação com a volta de pole de Norris destaca uma possível falta de resposta na frente do carro.

O desenvolvimento do novo carro da Red Bull para um veículo super-responsivo com o qual Verstappen possa prosperar é crucial para erodir a vantagem da McLaren vista na Austrália. Se o RB21 conseguir alcançar um melhor equilíbrio e uma gestão melhorada da temperatura dos pneus, a capacidade de Verstappen de explorar o potencial do carro provavelmente reduzirá a vantagem da McLaren.

A McLaren, ciente da ameaça iminente, fez um movimento audacioso com o seu carro de 2025 para se defender da Ferrari, Red Bull e Mercedes. Norris está a apostar nesta estratégia porque, tudo sendo igual, Verstappen continua a ser o favorito para ganhar o campeonato do mundo.