O GP Solidário de Barcelona será o último para Aleix Espargaró como piloto de MotoGP. Em 2025, o espanhol tornar-se-á piloto de testes da Honda e, embora possa vir a fazer wildcards, esta será a última participação como piloto a full-time.

Assim, chega ao fim o percurso do ainda piloto da Aprilia, 20 anos depois de ter começado nos Mundiais. Foi a 28 de outubro de 2004, no primeiro treino livre do GP de Valência de 125cc, que Espargaró rodou pela primeira vez num Mundial, na altura como wildcard após ter sido campeão do CEV 125cc nesse mesmo ano.

Depois de uma época e meia nas 125cc, em 2006 mudou-se para as 250cc. O natural de Granollers nunca teve resultados muito expressivos em nenhuma das categorias jovens – sendo piloto de «meio da tabela».

De facto, em 2009 fez apenas duas participações como substituto nas 250cc e foi piloto de desenvolvimento daquela que seria a futura classe intermédia – Moto2. Mas deu-se um ponto de viragem quando, em agosto de 2009, a Pramac o anunciou para o lugar de Mika Kallio (que tinha substituído temporariamente o lesionado Casey Stoner na equipa de fábrica).

Mais tarde, a 6 de outubro, foi anunciado o acordo de Espargaró e da Pramac para 2010, com o #41 a disputar também mais duas rondas dessa época a render o lesionado Niccolò Canepa.

A primeira passagem de Espargaró pela classe rainha foi breve, descendo ao Moto2 em 2011… antes de voltar ao MotoGP em 2012. Para ficar. O percurso recomeçou com a ART, sendo o mais forte dos pilotos das equipas de especificação CRT. E foi como piloto Open que, em 2014, alcançou o seu primeiro pódio ao ser segundo no GP de Aragão.

Mais uma vez, dominou entre os pilotos da «segunda categoria» dentro do MotoGP – agora Open – e o trabalho rendeu finalmente frutos: em 2015 tornou-se piloto de fábrica da Suzuki, que estava a encetar o seu projeto no MotoGP. Lá, continuou a ser um piloto regular de top dez, mas não regressou aos pódios.

Em 2017, Espargaró decidiu abraçar aquele que foi o projeto que marcará para sempre a sua carreira, ao rumar à Aprilia. Na altura, o construtor de Noale não tinha uma equipa totalmente de fábrica, competindo com a estrutura da Gresini.

A RS-GP era uma das motos mais fracas do pelotão, mas mesmo depois de momentos difíceis nos quais quase desistiu, Espargaró persistiu. E os esforços foram recompensados. O crescimento começou a ver-se, em 2021 alcançou o seu segundo pódio, e no ano seguinte a sua primeira vitória de sempre na Argentina.

Os pódios em 2022 foram regulares durante a primeira metade da época – chegou a parecer um possível candidato ao título – mas depois da pausa de verão quebrou. Em 2023, o #41 alcançou mais duas vitórias, e este ano está a ser o mais difícil desde 2021. Ainda assim, já tem duas pole positions e uma vitória em corrida Sprint.

Quis o destino que o fim de época acabasse por ser em Barcelona, na sequência do cancelamento do GP de Valência devido aos efeitos da tempestade Dana. Um final poético para Espargaró, no circuito próximo do qual cresceu na sua infância e começou a ganhar o seu gosto pelo desporto motorizado.