Lewis Hamilton suspeita que as recentes atualizações da Mercedes possam ter diminuído a velocidade do seu carro, uma vez que se qualificou atrás do colega de equipa George Russell no México, apesar de ter utilizado componentes de nova especificação. Hamilton, que ficou em sexto lugar na Q3, encontrou-se quase três décimos atrás de Russell, que estava a utilizar a especificação de carro mais antiga, aumentando as preocupações de Hamilton de que as últimas atualizações não melhoraram o desempenho como esperado.

Após uma sólida sessão P3 que parecia ser um passo em frente, Hamilton e a Mercedes fizeram alterações finais para aumentar a downforce, adicionando uma asa traseira maior. No entanto, a mudança teve o efeito oposto, desfazendo o progresso que Hamilton sentira de manhã. “A P3 foi razoável. Pareceu que estávamos no caminho certo,” explicou Hamilton. “Mas depois colocámos a asa maior e simplesmente fomos mais lentos. Não tinha traseira. Foi como se tivesse virado de cabeça para baixo. É uma coisa muito estranha com o carro.”

O campeão mundial sete vezes também relatou o problema de “três rodas” que o tem atormentado desde o seu despiste em Austin, descrevendo como a altura de condução muda de forma imprevisível, desestabilizando o equilíbrio do carro. “Temos o problema das três rodas, e a altura de condução está a mover-se 15mm para cima e para baixo,” explicou. “Quando isso acontece, basicamente, é um desastre.” Esta instabilidade tornou-se um problema recorrente para Hamilton, que suspeita que é amplificada pelos novos componentes.

Hamilton e o chefe de equipa Toto Wolff discordam sobre o impacto das atualizações. Enquanto Wolff não vê nenhum problema evidente, Hamilton está convencido de que as mudanças não trouxeram os ganhos esperados, prevendo que a Mercedes terá dificuldades em manter o ritmo com a Ferrari, Red Bull e McLaren na corrida de domingo. “Não acho que possamos competir com os rapazes à frente. Eles estão simplesmente muito longe,” admitiu Hamilton. No entanto, ele continua focado na coleta de dados, uma vez que ter um carro com atualizações e outro sem proporciona uma comparação valiosa.

À medida que a corrida se aproxima, Hamilton tem um objetivo simples: “Só quero chegar ao fim da corrida desta vez, pelo menos.” Ele está focado em terminar forte enquanto a Mercedes continua a procurar respostas para os seus desafios de configuração em curso.