Lando Norris expôs uma falha crítica e de longa data no carro de Fórmula 1 da McLaren, culpando as dificuldades da equipa no Grande Prémio de Las Vegas por uma limitação na frente que o tem atormentado desde a sua temporada de estreia em 2019. A revelação surge após a performance medíocre da McLaren nas ruas iluminadas de néon de Vegas, onde a equipa sofreu o seu pior resultado desde que se tornou uma candidata a vencer corridas esta temporada.

“Uma Fraqueza Preocupante”: Norris Fala

Terminando distante em sexto lugar, com o colega de equipa Oscar Piastri em sétimo, Norris ficou desanimado pela incapacidade da McLaren de se adaptar a condições de baixa aderência. O resultado dececionante permitiu à Ferrari reduzir a diferença no Campeonato de Construtores para apenas 24 pontos, intensificando a luta pelo segundo lugar à medida que a temporada se aproxima do seu final.

“Para nós, claro que importa,” admitiu Norris, referindo-se à redução da diferença de pontos. “Mas o que me preocupa mais é quão mau o nosso carro foi hoje. A Mercedes a ser forte, quão fracos temos estado durante todo o fim de semana — isso é o que me preocupa.”

O piloto britânico não poupou palavras sobre os problemas recorrentes da McLaren, particularmente a sua suscetibilidade ao desgaste dos pneus dianteiros, que ele afirma ser um problema há seis anos. “Tem sido uma queixa minha desde 2019, e ainda não conseguimos resolver isso,” explicou. “Mesmo quando as pessoas pensam que tivemos o melhor carro, não tivemos. Apenas conseguimos extrair tudo dele durante aqueles fins de semana.”

Uma Falha Persistente Reaparece

A superfície de baixo grip do Circuito da Las Vegas Strip revelou-se impiedosa para a McLaren, expondo uma limitação na frente que agrava o desgaste dos pneus — um problema que Norris afirma que a equipa tem enfrentado repetidamente. “Sempre fomos uma das piores equipas em termos de desgaste frontal,” revelou. “Hoje, os problemas foram demasiado severos para gerir.”

O piloto apontou para corridas passadas, como as do México e de Montreal, como exemplos desta fraqueza persistente. “Em Montreal, estávamos a desgastar os pneus da frente. Foi um caso semelhante — baixo grip, ambiente de circuito urbano. A Mercedes, facilmente a mais rápida, deveria ter vencido. Estávamos a ter dificuldades, tal como este fim de semana.”

Consequências de Las Vegas: O Pior Fim de Semana da McLaren

Os problemas de ritmo da McLaren em Las Vegas permitiram à Ferrari capitalizar, reduzindo a vantagem de pontos na batalha dos Construtores. Apesar disso, Norris conseguiu salvar um ponto pela volta mais rápida nos momentos finais da corrida, mas o piloto britânico estava longe de estar satisfeito.

“Se eu tentasse pressionar mais, provavelmente acabaria batendo numa parede em algum lugar,” confessou. “Simplesmente não conseguimos fazer o carro funcionar nestas condições.”

Esperanças para o Qatar: Uma Mudança no Horizonte?

Enquanto Norris soava o alarme sobre os problemas persistentes da McLaren, ele adotou um tom cautelosamente otimista para o próximo Grande Prémio do Qatar. O traçado de alta velocidade do Circuito Internacional de Lusail é esperado para se adequar melhor ao McLaren MCL38, embora Norris tenha avisado que a Red Bull continua a ser a equipa a bater.

“A Red Bull continua, de longe, a melhor carro em curvas de alta velocidade,” disse Norris. “Não espero que sejamos os favoritos, mas acredito que temos um carro que pode lutar muito mais do que fizemos este fim de semana.”

A Visão Geral

As dificuldades da McLaren em Las Vegas servem como um lembrete claro de que o seu recente ressurgimento está longe de ser um produto acabado. A limitação na parte da frente, que tem atormentado a equipa durante anos, ameaça minar o seu progresso enquanto luta contra a Ferrari e a Mercedes pela supremacia atrás da Red Bull.

Com apenas duas corridas restantes, a McLaren deve reorganizar-se rapidamente para afastar a Ferrari e garantir a sua posição arduamente conquistada no Campeonato de Construtores. Mas, como Norris deixou claro, a luta é tanto sobre corrigir fraquezas de longa data quanto sobre vencer corridas.