Se a Ducati está a reinar no campeonato do mundo de MotoGP, com as motos de 2023 e 2024 ainda a brilhar mais do que qualquer outra, de um modo geral, a verdade é que a Aprilia e a KTM estão atualmente numa luta feroz pelo segundo melhor construtor, mas para Massimo Rivola isso é uma «não questão», pois para o italiano é claro: a Aprilia RS-GP é melhor do que a KTM RC16, e a empresa italiana também é melhor do que a austríaca.

Estas são declarações fortes do CEO da Aprilia Racing em declarações ao SPEEDWEEK.com, quando questionado sobre como o construtor de Noale conseguiu aproximar-se tecnicamente da concorrência nos últimos anos, sobretudo da KTM, Rivola respondeu: ‘Temos uma moto melhor porque somos uma empresa melhor. Um fator-chave nas corridas é o tempo. Precisámos de tempo para construir a nossa estrutura, melhorar os nossos métodos e os nossos conhecimentos. Agora temos uma estrutura bastante competitiva, mas no final são as pessoas que fazem a diferença’.

Ainda assim, a estrutura italiana sabe que ainda há muito trabalho a fazer e que agora é importante não parar e continuar a trabalhar, primeiro para manter a posição atual e depois para continuar a melhorar: ‘Quando se atinge um certo nível de estabilidade, não se pode assumir que vai ser assim para o resto da vida. Temos de trabalhar com as pessoas e dar o nosso melhor, mas haverá sempre algumas pessoas que saem e os concorrentes desafiam-nos – faz parte do jogo’.

Quanto aos objectivos para a Classificação do Campeonato do Mundo de Construtores, a Aprilia estava em segundo lugar antes do GP de San Marino, mas uma ronda menos positiva em Misano fez com que o construtor caísse para a terceira posição, pelo que o líder disse que há trabalho a fazer, mesmo antes do fim de semana em Misano e da atual situação da classificação, quando a Aprilia estava dois pontos à frente da KTM: ‘Não é muito, apenas alguns pontos. Pode parecer diferente depois da próxima corrida [que já se realizou, no fim de semana passado], por isso ainda não estamos satisfeitos. O nosso objetivo é terminar em segundo’.

Atualmente, a KTM lidera esta batalha particular com 234, uma vez que marcou 17 pontos no GP de San Marino, enquanto a Aprilia teve dificuldades e «apenas» pontuou 5.

De notar que nos últimos fins-de-semana competitivos a KTM está a mostrar sinais de crescimento, enquanto a Aprilia está a fazer o caminho inverso, ficando um pouco para trás em comparação com os austríacos.