O chefe da Fórmula 1 da Aston Martin, Mike Krack, rejeitou a ideia de que o uso partilhado do túnel de vento da Mercedes seja o culpado pelo desempenho fraco da equipa na temporada de 2024. Krack insiste que atribuir a falta de velocidade à partilha de instalações com a Mercedes seria uma “desculpa fácil” e enfatiza que outros fatores estão em jogo.

Após um começo promissor em 2023, que viu a Aston Martin garantir seis pódios nas primeiras oito corridas, a forma da equipa diminuiu, e o seu desenvolvimento estagnou à medida que a temporada avançava. Em 2024, a Aston Martin posicionou-se inicialmente como a quinta equipa mais rápida, mas desde então tem lutado, encontrando-se envolvida numa batalha no meio do pelotão ao lado da Haas, da irmã da Red Bull, AlphaTauri, e Williams.

Krack é categórico ao afirmar que usar o túnel de vento da Mercedes, mesmo com acesso limitado, não é a razão para o declínio da Aston Martin. “Temos outra equipa a usar o mesmo túnel de vento com menos tempo. Portanto, esta não é uma desculpa,” afirmou Krack, destacando que outras equipas conseguiram encontrar sucesso sob restrições semelhantes.

Atualmente, a Aston Martin encontra-se em quinto lugar na classificação dos Construtores com 86 pontos, um significativo atraso de 243 pontos em relação à Mercedes. Este abismo de desempenho, apesar de ambas as equipas utilizarem o mesmo túnel de vento, sugere que os desafios da Aston Martin vão além do simples acesso a ferramentas de desenvolvimento. “Com a mesma ferramenta, poderíamos fazer melhor,” reconheceu Krack, sublinhando que existem áreas além do túnel de vento que a equipa precisa de abordar.

No entanto, a dependência da Aston Martin em relação às instalações da Mercedes chegará em breve ao fim. O novo túnel de vento de última geração da equipa, nas suas renovadas instalações em Silverstone, está previsto para estar operacional no início do próximo ano. Este desenvolvimento faz parte da visão mais ampla do proprietário da equipa, Lawrence Stroll, para transformar a Aston Martin numa forte candidata na Fórmula 1.

Além do novo túnel de vento, a Aston Martin está a preparar-se para uma grande reestruturação. A equipa garantiu uma parceria de motores com a Honda, que começará em 2026. Além disso, a Aston Martin reforçou a sua equipa técnica com as próximas adições de Enrico Cardile como Diretor Técnico e do lendário Adrian Newey como Parceiro Técnico Gestor, a partir de 2025. Estes movimentos estratégicos fazem parte do plano a longo prazo de Stroll para colocar a equipa na vanguarda do pelotão.

Krack enfatiza que, embora estes desenvolvimentos futuros sejam empolgantes, não podem ser usados como justificação para o atual desempenho abaixo do esperado da Aston Martin. “Se você é uma equipa em processo de construção, não é apenas para colocar o túnel de vento lá, mas também para ter a tecnologia, a metodologia e a forma como aborda os testes,” explicou. A Aston Martin, que tem operado como uma equipa cliente durante muitos anos, agora enfrenta o desafio de construir a sua própria infraestrutura enquanto desenvolve simultaneamente um carro competitivo.

Krack acredita que a Aston Martin deve enfrentar ambas as tarefas de forma direta. “Tem essa parte [o túnel de vento] que tem de ser desenvolvida, mas também tem um carro a ser desenvolvido, e não deve usar uma para desculpar a outra,” afirmou. Para Krack e a Aston Martin, o foco continua a ser maximizar os seus recursos e desempenho atuais, garantindo que estabelecem uma base sólida para o futuro enquanto se esforçam por melhores resultados no presente.