O director técnico da Red Bull Racing, Pierre Wache, expressou sérias dúvidas sobre as perspetivas da equipa para a temporada de Fórmula 1 de 2025, apesar de Max Verstappen ter conquistado o seu quarto campeonato consecutivo de pilotos. Numa entrevista incomumente franca, Wache admitiu que não está “confiante” sobre o futuro, apontando para a feroz concorrência da McLaren e da Ferrari que alterou drasticamente a dominância da Red Bull.
De Domínio a Sobrevivência: O Turbulento 2024 da Red Bull
Enquanto o início elétrico de Verstappen na temporada de 2024 ajudou a garantir o seu título, o outrora dominante Red Bull RB20 enfrentou uma pressão implacável a meio da temporada. Lando Norris da McLaren emergiu como o principal rival de Verstappen, enquanto a Ferrari e a Mercedes também fizeram progressos, ultrapassando a Red Bull na tabela de construtores.
Refletindo sobre os desafios, Wache disse:
“Acho que estamos felizes com o que fizemos rapidamente. Mas não estou confiante para ‘25. Acho que os outros são muito rápidos. Será uma luta durante todo o ano.”
Uma Nova Mentalidade na Era Pós-Newey
A Red Bull está prestes a navegar em águas desconhecidas em 2025, uma vez que Adrian Newey, o lendário diretor técnico da equipa, se transfere para a Aston Martin. Wache, que assumirá uma maior responsabilidade pelo desenvolvimento do carro da equipa, está determinado a manter-se cauteloso e motivado:
“Se tiver confiança neste negócio, está morto. Tem de trabalhar arduamente. Todos estão a trabalhar arduamente.”
Num reconhecimento surpreendente, ele acrescentou:
“Tenho uma falta de confiança porque se tiver confiança, vai dormir, não vai trabalhar, e depois não encontra desempenho.”
A abordagem de Wache reflete os altos riscos que a Red Bull enfrenta à medida que o desporto evolui. A equipa está sob imensa escrutínio para manter o seu desempenho na ausência da expertise inigualável de Newey.
Monza: O Ponto de Viragem nas Dificuldades da Red Bull
As dificuldades pouco habituais da Red Bull em 2024 incluíram uma impressionante sequência de 10 corridas sem vitórias para Verstappen. Wache destacou o Grande Prémio de Itália em Monza como um momento crítico de realização para a equipa:
“Monza foi um ponto chave e um ponto de alerta. Destacou alguns problemas no carro que não vimos antes… ou vimos, mas suspeitávamos e adivinhávamos.”
Esta revelação sublinha a corrida da Red Bull para entender e corrigir as fraquezas do RB20.
Rivais Prontos para Atacar
Enquanto a Red Bull se prepara para uma campanha desgastante em 2025, os seus concorrentes estão a afiar as suas espadas. A McLaren, impulsionada pela ascensão meteórica de Norris, estabeleceu-se como uma ameaça legítima. A Ferrari também demonstrou resiliência, enquanto a Mercedes continua a sua busca implacável para retornar à disputa pelo campeonato.
Entretanto, a mudança de Adrian Newey para a Aston Martin sinaliza uma mudança sísmica no panorama de desenvolvimento, com a equipa britânica a ambicionar construir o carro definitivo sob as regulamentações de 2026.
O Caminho à Frente
O futuro da Red Bull agora depende da capacidade de Wache em liderar a equipa através de um campo cada vez mais competitivo. Com os rivais a pressionar e a saída de um génio técnico, 2025 está a moldar-se para ser um ano decisivo.
Para os fãs da Red Bull, a questão persiste: A equipa conseguirá adaptar-se, ou o reinado de domínio que começou na era turbo-híbrida finalmente encontrará o seu par?