Pecco Bagnaia voltou a estar em grande plano e conseguiu hoje vencer novamente a Sprint, agora a contar para o GP da Emília Romanha. Um dado que «saltou à vista» durante a corrida foi o seu ritmo, muito forte e consistente durante grande parte das voltas, algo que até o surpreendeu a si.

Eis a análise da corrida, feito pelo italiano à imprensa: ‘A minha melhor volta – na corrida Sprint – permitir-nos-ia começar da segunda fila da grelha e isso é inacreditável. Estava a forçar muito e perdi o lugar no início, e perdi seis décimos quando o Brad Binder teve um momento na curva seis, mas o meu ritmo foi super bom e fui capaz de recuperar da diferença e ultrapassar o Martín a seis voltas do final. Assim que o vi a ir largo disse para mim mesmo: ‘Ok, é agora’, e assim que passei para a liderança não tive qualquer situação com a frente da moto, estava a funcionar muito bem e foi muito mais fácil controlar a diferença, fazer boas voltas, e na primeira volta que fiz, sem estar a forçar, melhorei em três setores e foi incrível. Estou muito feliz, não foi fácil fazer voltas a este ritmo, mas trabalhámos muito bem’.

Ao olhar para os pneus, Bagnaia não esqueceu a sua alta competitividade, mas não só a sua: ‘Ontem eu e o Jorge fomos super rápidos com o pneu médio e o Enea [Bastianini] estava a ter um pouco mais de dificuldades, mas vamos ver porque o Enea nas corridas longas é sempre super rápido, sobretudo na fase final’.

A temperatura no pneu, é ainda um tema relevante e preocupante: ‘A temperatura estava muito melhor para a frente nas curvas, mas uma menor temperatura ajudar-nos-ia, para mais voltas, mas o problema está sempre lá porque acabei já com problemas com a dianteira da moto, e iremos continuar a ter este problema’.

Se sabe qual é o seu problema nos arranque, onde tem tido regularmente algumas dificuldades, o italiano esclareceu: ‘Nos últimos GPs, não sabemos porquê, mas a minha moto começou a levantar. Estamos a usar o dispositivo para evitar isso mas temos de dar um passo em frente porque não podemos estar sempre a perder posições [no arranque], e é muito importante estar na frente, pela questão da pressão dos pneus. Temos de tentar evoluir para amanhã e tentar perceber’.