
Um momento histórico no automobilismo tornou-se amargo na semana passada, quando Katherine Legge fez a sua estreia na NASCAR Cup Series. A veterana das corridas de IndyCar e IMSA teve uma incursão nas corridas de carros de turismo que resultou numa performance decepcionante. A sua dificuldade em adaptar-se ao carro da Cup Series gerou um debate sério sobre o processo de aprovação da NASCAR para pilotos que transitam de outras disciplinas de corridas.
A estreia de Legge em Phoenix terminou com uma desastrosa saída de pista na quarta volta, seguida de uma colisão que encerrou prematuramente tanto a sua corrida como a de Daniel Suarez. Para muitos, isto destacou os potenciais riscos de permitir que pilotos com experiência limitada em carros de turismo competissem na série de topo da NASCAR. Entre aqueles que expressaram preocupações estavam o campeão da Cup Series por três vezes, Joey Logano, e os seus rivais de longa data, Kyle Busch e Denny Hamlin.
Logano, numa entrevista com Bob Pockrass da FOX Sports, sublinhou a dificuldade de transitar de IndyCar para um carro da Cup, especialmente numa pista de estrada. Ele contrastou isso com a transição mais suave de Shane van Gisbergen, um campeão de Supercars por três vezes que venceu a sua corrida de estreia na Cup Series no Chicago Street Course em 2023. Logano apontou que os supercars e os carros da Cup partilham mais semelhanças em pistas de estrada do que os IndyCars e os carros da Cup.
Ele também enfatizou a importância de uma prática adequada, usando a preparação de Kyle Larson para a Indy 500 como exemplo. Larson, o campeão da Cup Series de 2021, passou um mês inteiro em Indianapolis para obter aprovação e familiarizar-se com o carro de corrida. Por outro lado, Legge foi informada sobre a sua corrida em Phoenix apenas dez dias antes e conseguiu apenas 45 voltas de teste.
As consequências da corrida trouxeram simpatia por Legge de outros pilotos, incluindo Daniel Suarez, que culpou a NASCAR em vez da piloto inglesa pelo incidente. Logano ecoou os sentimentos de Suarez, assim como Kyle Busch, que expressou preocupações sobre a autoridade da NASCAR sobre as aprovações de pilotos.
Busch argumentou que os decisores da NASCAR muitas vezes carecem da experiência de corrida relevante para tomar decisões informadas. Ele recordou casos em que a NASCAR rejeitou injustamente os seus pilotos de participar em corridas durante o seu tempo como proprietário da Truck Series com a Kyle Busch Motorsports.
Da mesma forma, Denny Hamlin pediu um processo de aprovação mais rigoroso, argumentando que a NASCAR deve ser reservada para os melhores dos melhores. Ele sugeriu que o seu prestígio como a principal série de corridas de carros de turismo do mundo não deveria ser comprometido ao permitir a participação de pilotos não qualificados.
Apesar da controvérsia em torno da sua estreia na Cup Series, Legge permanece inabalável. A ícone da IndyCar, que detém o recorde de qualificação mais rápida por uma mulher na Indy500, está determinada a provar o seu valor na NASCAR. Ela comunicou-se com Suarez e outros pilotos afetados, expressando a sua determinação em aprender com a experiência e melhorar.
Logano, Busch e a crítica de Hamlin ao processo de aprovação da NASCAR sublinham a necessidade de uma melhor regulamentação. Um sistema mais rigoroso poderia aumentar a competição e reduzir os riscos de segurança. Além disso, isso obrigaria pilotos como Legge a trabalhar mais para obter a aprovação, garantindo assim que estão melhor preparados quando entram na pista.
Logano sugeriu que a NASCAR poderia exigir que os pilotos competissem em certas corridas antes de obterem a aprovação para a Cup Series. Ele argumentou que isso proporcionaria um caminho mais claro para os pilotos que estão a fazer a transição de outras disciplinas de corrida.
À medida que o debate continua, os fãs de desportos motorizados ficam a questionar o futuro do processo de aprovação da NASCAR. A determinação de Legge em corrigir as coisas levará a NASCAR a aperfeiçoar as suas políticas? Só o tempo dirá.