A eletrónica é, hoje em dia, essencial para o bom desempenho de uma moto de MotoGP. E, para Remy Gardner, na Yamaha YZR-M1 a eletrónica não está a conseguir acompanhar o ritmo do que acontece na moto ao nível mecânico.

O piloto, que foi wildcard no GP do Japão, afirmou: ‘Não creio que a eletrónica funcione de uma forma bastante diferente mesmo sendo um V4. Talvez tivesse de funcionar um bocado menos. Porque, neste momento, a eletrónica só pode funcionar a este ritmo, e mecanicamente há coisas a acontecerem ainda mais rapidamente do que isso que simplesmente não se consegue manter a par’.

Confiante no trabalho da Yamaha para fazer progressos na próxima época, Gardner explicou que caso o comportamento da moto fosse melhor, a eletrónica estaria menos no limite:

Se a situação de aderência fosse melhor, se a maneabilidade fosse um bocado melhor, a eletrónica não estaria tanto no limite para controlar tudo e dar essa sensação enfadonha de que não gostas no acelerador. Mas eles estão a trabalhar no duro, vi-o em primeira mão. Sei que eles irão esforçar-se muito este inverno, e tenho a certeza de que começarão a ver algumas coisas no próximo ano.