Não é todos os dias que se fala acerca de um componente importante das motos de MotoGP. Os travões são essenciais para o desempenho e têm muitos componentes – desde as pinças aos discos, passando pelos êmbolos ou pastilhas, e não só. A Brembo é a fornecedora exclusiva do campeonato, e Mattia Tombolan falou do assunto.

O engenheiro de corrida da Brembo referiu à transmissão no site oficial do campeonato que Motegi, que acolhe o GP do Japão este fim de semana, é um dos circuitos mais exigentes: ‘No manual da Brembo, este circuito está categorizado de 6, tal como Spielberg ou Buriram. As equipas e pilotos podem escolher entre [discos de] 340 mm e 355 mm neste circuito. […]. É certo que é um circuito altamente exigente para os travões – penso que um pouco menos do que Spielberg, mas ainda assim, muito alto’.

Tombolan explicou que a escolha depende, desde logo, do que o piloto sente e pretende: ‘Muito depende do estilo do piloto, também das sensações do piloto. Porque um disco maior significa também que o piloto tem um maior raio para aplicar pressão. […]. Alguns pilotos preferem isto porque podem aplicar menos pressão, portanto, menos força no braço. Alguns pilotos não gostam porque é demasiado agressivo’.

Há, também, a questão da temperatura, segundo o engenheiro: ‘Há também algo relacionado com a temperatura, então precisamos de encontrar o equilíbrio disto, porque lhes damos um mapa das temperaturas das quais eles precisam de ficar dentro. Se fores capaz de ficar dentro, deixamos-te escolher que disco usar’.