Após uma desafiadora temporada de Fórmula 1 em 2024 e a sua subsequente saída da Sauber, Zhou Guanyu não está pronto para desaparecer do panorama do automobilismo. O piloto chinês já está a traçar uma estratégia para regressar à grelha em 2026, com os olhos firmemente postos no novo projeto da Cadillac na F1. Com a Cadillac a entrar no desporto juntamente com a General Motors e a Ferrari, Zhou vê uma oportunidade promissora para reavivar a sua carreira na F1.


Uma Temporada Difícil em 2024

A campanha de Zhou em 2024 foi marcada por um carro da Sauber pouco competitivo, com a sua melhor performance—um 8º lugar no Grande Prémio do Qatar—chegando tarde demais para garantir o seu futuro na equipa. A Sauber já havia confirmado o campeão da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto, como o substituto de Zhou para 2025, deixando Zhou de lado e a contemplar o seu próximo passo.


Interesse na Cadillac F1

Durante a conferência de imprensa do GP do Qatar, Zhou deixou claro que vê a entrada da Cadillac como uma oportunidade de ouro para regressar às fileiras da F1.

“Estou plenamente ciente de que a GM e a Cadillac estão a juntar-se à grelha,” disse Zhou. “É ótimo para o desporto porque as pessoas costumam falar da falta de lugares para jovens pilotos. Para mim, isso apresenta uma oportunidade para planear o futuro e, espero, garantir uma oportunidade com eles.”

O projeto de F1 da Cadillac, liderado pelo ex-Diretor Desportivo da Marussia, Graeme Lowdon, como principal responsável da equipa, apresenta uma perspetiva intrigante para Zhou. A familiaridade de Lowdon com Zhou, combinada com a parceria da Cadillac com a Ferrari para motores de cliente, acrescenta ao potencial alinhamento das ambições de Zhou com as necessidades da nova equipa.


Conexões e Estratégia

As conexões de Zhou com a Ferrari também podem desempenhar um papel crucial. Rumores sugerem que ele poderá assumir um papel de piloto reserva na Scuderia em 2025, uma posição que o manteria envolvido nas operações e desenvolvimento da F1, aumentando ainda mais as suas perspetivas para 2026.

“A minha prioridade é ter outra oportunidade de voltar à grelha,” afirmou Zhou. “Não me importo muito para onde vou, mas se houver uma oportunidade, certamente aproveitá-la-ei. Vamos ver o que o futuro nos reserva.”


Escolher Preparação em vez de Corridas Alternativas

Ao contrário de muitos pilotos que buscam competição em outras séries enquanto aguardam uma oportunidade na F1, Zhou optou por manter o foco num potencial regresso à F1.

“Decidi não competir em outra série,” explicou ele. “Com tantas portas potencialmente a abrir, quero garantir que estou totalmente preparado caso um lugar fique disponível, mesmo que seja apenas para uma corrida.”

Esta decisão sublinha o compromisso de Zhou em manter-se afiado e disponível, posicionando-se como uma opção fiável para equipas que procuram um substituto a meio da época ou uma adição a longo prazo.


Cadillac: O Próximo Capítulo?

A entrada iminente da Cadillac na F1 está a gerar um grande burburinho, com a equipa a estrear-se em 2026 ao lado de motores com potência da Ferrari. A potencial aliança de Zhou com a Cadillac representa uma narrativa cativante de resiliência e redenção. À medida que Lowdon constrói a equipa desde o zero, a experiência e adaptabilidade de Zhou podem torná-lo uma escolha atrativa para uma formação de pilotos que inevitavelmente enfrentará um enorme escrutínio.