O presidente do conselho de administração do grupo automóvel Stellantis, John Elkann, declarou esta sexta-feira em comunicado que “o conselho de administração é unânime no seu apoio a Carlos Tavares e às alterações decisivas hoje anunciadas”. “Estamos confiantes de que estes passos para simplificar a nossa organização irão fortalecer a nossa equipa de liderança, enquanto trabalham para restaurar o desempenho da empresa para níveis líderes da indústria”, afirmou Elkann.

As alterações a que se refere John Elkann vão dar-se na cúpula de gestão do grupo Stellantis e com efeitos imediatos.

Gestão ‘refrescada’ em várias frentes

Assim, Antonio Filosa é nomeado Chief Operating Officer (COO, ou administrador com o pelouro operacional) para a América do Norte, além de CEO (presidente executivo) da marca Jeep, sucedendo a Carlos Zarlenga, cuja futura posição será objeto de uma nova comunicação.

Jean-Philippe Imparato é nomeado COO da divisão Europa Alargada, função que acumulará com o seu cargo de CEO da Pro One, sucedendo a Uwe Hochgeschurtz, que deixará a empresa.

Doug Ostermann é nomeado Chief Financial Officer (CFO, administrador financeiro), sucedendo a Natalie Knight, que deixará a empresa.

Gregoire Olivier é nomeado COO para a China e continua a ser o responsável de ligação com a Leapmotor, tirando partido do seu conhecimento especializado e da sua experiência no mercado chinês.

Santo Ficili é nomeado CEO da Maserati e da Alfa Romeo e membro da equipa executiva de topo.

Por outro lado, e para impulsionar o desempenho comercial, a organização da cadeia de abastecimento será transferida da divisão de compras para a divisão de produção, liderada por Arnaud Deboeuf.

Está em curso a procura do sucessor de Carlos Tavares

A Stellantis confirmou também esta sexta-feira que já está em curso o processo formal para identificar um sucessor para Carlos Tavares, quando este se reformar no final do seu mandato de presidente executivo de todo o grupo, no início de 2026.

Este processo está a ser conduzido por um comité especial do conselho de administração, presidido por John Elkann, e concluirá os seus trabalhos no quarto trimestre de 2025.

No mesmo comunicado, Carlos Tavares afirma que “durante este período ‘darwiniano’ para a indústria automóvel, o nosso dever e responsabilidade ética é adaptarmo-nos e prepararmo-nos para o futuro, melhor e mais rapidamente do que os nossos concorrentes, para proporcionar uma mobilidade limpa, segura e acessível”.