A Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) informou na manhã desta terça-feira ter recebido notificações sobre cortes nas redes de telecomunicações comerciais devido aos incêndios que grassam em Aveiro e Viseu. A NOS confirma a existência de falhas de serviço “localizadas”, mas garante que a “situação está controlada”. Por sua vez, a Vodafone refere a existência de “perturbações pontuais” e o recurso a sistemas temporários de redundância de comunicações, mas sublinha que não é possível estimar um prazo de reposição de todos os serviços, porque “em alguns casos a resolução de falhas depende de autorização de acesso aos locais afetados”.

Já há cortes reportados em redes fixas e, nalguns casos, comunicações móveis. Os números de clientes afetados dizem respeito a estimativas enviadas para o Centro de Reporte de Notificações da Anacom.

Segundo a entidade reguladora, a Meo, que pertence ao grupo Altice, enviou uma notificação com uma estimativa de inoperacionalidade dos serviços de telecomunicações para um total de 12 mil clientes da zona de Aveiro.

A Nowo também enviou uma notificação, mas dá conta de que o corte do serviço de telecomunicações teve lugar no distrito de Viseu e poderá estar a afetar atualmente 6 mil clientes.

Por fim, a Vodafone enviou para a Anacom uma estimativa de 2500 clientes afetados nas redes móveis, sem especificar áreas.

Na Altice, é mencionada “uma afetação parcial de comunicações nas zonas de Celorico de Basto (Braga); Baião (Porto); Nelas, Cinfães, Mangualde e Carregal do Sal, (Viseu); Águeda, Albergaria e Sever do Vouga (Aveiro)”.

“Foram mobilizados cerca de 300 colaboradores, técnicos e operacionais, que estão, em total coordenação com a ANEPC (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil), as forças de segurança e as autoridades locais, a implementar as manobras de reposição dos serviços afetados”, adianta ainda fonte institucional da Altice.

A NOS também já reagiu às quebras de serviços de telecomunicações que surgiram com o incêndios que estão afetar o Norte e o Centro do País. “A situação está controlada. Têm ocorrido incidentes localizados, inevitáveis em fogos desta dimensão" garante a NOS, sem referir números ou detalhes.

A operadora da Sonae informa ainda que declarou “alerta máximo” a nível interno e diz estar a “acompanhar de perto a evolução da situação, em coordenação com as forças de segurança presentes em cada foco de incêndio”. “Reforçámos as nossas operações no terreno, de forma a atuar de forma rápida e eficaz”, sublinha ainda a NOS.

Da Vodafone chega a confirmação de “perturbações pontuais”, que surgiram na sequência dos incêndios que têm assolado o Norte e o Centro de Portugal. “Na atual situação é inevitável que algumas infraestruturas sejam afetadas por via da perda de energia/de ligações ou de destruição de equipamentos de rádio”, responde fonte institucional da operadora.

“As equipas técnicas da Vodafone estão a acompanhar permanentemente a situação, monitorizando a rede e agindo com a máxima rapidez possível, nomeadamente disponibilizando soluções de cobertura temporária - um trabalho que está em curso”, acrescenta a Vodafone.